quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Segurando corretamente a câmera

Sei que parece um assunto meio banal mas resolvi colocar esse post agora porque vejo muitas pessoas segurando de maneira equivocada suas câmeras DSLR, talvez por costume ou mesmo por não saber a posição correta mesmo tenho explicado em qualquer manual. Aliás é muito importante ler o manual da sua câmera pois é lá que existem informações preciosas.

Como no exemplo abaixo, vejo muitas pessoas que seguram as DSLR como se fossem câmeras compactas com uma mão de cada lado da câmera, isso não dá firmeza nenhuma já que a empunhadura e peso são completamente diferentes uma da outra, perigo de deixar até a câmera cair nesse caso.



Vejo também pessoas que seguram de uma maneira quase correta, o erro, não sei se por serem canhotas, invertem a mão que segura a objetiva deixando o polegar para baixo da câmera e seguram somente a objetiva na mão esquerda, a câmera fica sem apoio nenhum, até já tentei mas é impossível fotografar assim com uma velocidade mais baixa. Essa posição também não deixa nada pratico os controles, principalmente de zoom e foco.

Também vejo pessoas que parecem um poste ao fotografar com os dois pés bem juntos mesmo tendo como melhorar a posição, nesse caso o corpo da pessoa que não terá firmeza e qualquer ventinho mais forte fará o fotógrafo se mexer, é o mesmo que tentar equilibrar um cabo de vassoura apenas apoiando no chão. Mesmo segurando a câmera corretamente, provavelmente as fotos sairão bem tremidas mesmo usando uma velocidade relativamente boa.


O ideal de segurar uma câmera DSLR é fazer uma base de apoio com os pés bem apoiados no chão um pouco mais afastado do que a largura do ombro do fotógrafo com um ligeiramente a frente do outro para que o fotógrafo ganhe firmeza e equilíbrio como no exemplo abaixo. Também os cotovelos devem ficar juntos ao corpo exercendo uma ligeira pressão sobre o tórax para que o corpo haja como um tripé.

     Maneira correta            Empunhadura                                Base                            
Câmera na mão o ideal é apoia-la na mão esquerda pegando da objetiva ao corpo como se colocasse em uma mesa, com os dedos indicador e polegar no controle de foco ou zoom da objetiva segurando sem força mas firmemente. Essa posição proporciona uma enorme agilidade nos controles. A mão direita é mais intuitiva já que a própria empunhadura praticamente “guia” os dedos em volta da câmera sendo que o dedo indicador é o que aciona o disparador e o polegar fica na parte de trás da câmera junto ao rosto.

Falando em rosto, pode reparar principalmente olhando a câmera de cima, que o visor é deslocado para a esquerda e praticamente todos os controles mais usados são do lado direito. Isso porque as câmeras fotográficas, mesmo as mais antigas, são feitas para fotografar com o olho direito. Nem todos conseguem ou se sentem a vontade e eu sou um deles, uso o esquerdo para fotografar. Para dar mais firmeza também é preciso pressionar levemente a câmera contra o rosto e o visor deve estar bem no seu olho. Uma dica que também a maioria não se sente bem é fotografar com os dois olhos abertos esquecendo aquela velha “pose” de fotógrafo, que então você terá a visão do que queira fotografar antes mesmo de ver no visor e se preparando para o click.

Muito importante também é sempre usar a alça de de punho no caso das compactas ou a de ombro nas DSLR para evitar que ela caia. Isso lhe dará mais segurança ao fotografar. A alça de ombro, aquela mais larga, enquanto fotografa pode ser usada em volta do pescoço ou mesmo enrolada em volta do pulso. Como falei, isso evita tanto a queda da câmera por algum descuido ou distração como também trombadinhas que tentam puxar os pertences das mãos das pessoas. Quando usar no pescoço é interessante deixar a câmera na altura do peito e não na barriga, assim se caso você caia, a câmera dificilmente baterá no chão com toda força. Já teve um caso comigo de um menino numa distração minha em uma festa, dele puxar a câmera das minhas mãos e se eu não tivesse com a alça amarrada no braço a tragédia ia ser grande mas graças a essa dica a câmera nada sofreu.

Por hoje é isso e bons clicks!

Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário