quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Fotometria

Para conseguirmos imagens realmente boas precisamos cuidar da fotometria correta da cena.

Fotometria significa medição da luz (foto=luz metria=medição). Podemos conseguir isso regulando o obturador, diafragma e o ISO da câmera.

Para auxiliar nessa tarefa existem os fotômetros que são aparelhos que medem a luz.
Fotômetro de mão
As câmeras, principalmente em quase todas as reflex possuem um fotômetro embutido. Podem ser de vários tipos como pontos de luz no visor, um símbolo de positivo e negativo com um zero no meio ou o mais comum hoje em dia é uma escala com números parecendo uma régua.

Fotômetro da câmera
No caso vou falar aqui do fotômetro da câmera.
Quando se usa a câmera no modo automático o fotômetro sempre estará foto metrando o objeto fotografado como se fosse o cinza neutro.
No fotômetro existe a escala negativa e positiva do medidor. Como falei o meio do fotômetro existe o zero. Abaixo do zero é a escala negativa. (–2, –1) e após o zero a escala positiva (+1, +2)

Esses números são chamados de pontos. Cada ponto mede o dobro de luz do seu anterior. Entre eles existe os terços de pontos ou o meio ponto dependo como a câmera está configurada.

Tanto no controle de abertura do diafragma quanto no controle de tempo de exposição existe os pontos e todos se equivalem de forma inversa. Se uso um ponto a mais de um, tenho que compensar tirando o ponto do outro. Por exemplo se fecho um ponto da objetiva, preciso expor por mais tempo o filme ou o sensor à luz para que consiga a mesma exposição da cena.

Quais são considerados pontos comuns?

Da Objetiva – 1.8, 2, 2.8, 4, 5.6, 8, 11, 16, 22, 32, 45…

Do Obturador – 1000, 500, 250, 125, 60, 30, 15, 8, 4…

Para esclarecer mesmo o que quis dizer acima vou dar um exemplo.

Se eu estiver fotografando uma cena em abertura f-5.6 e com velocidade 1/250 e quiser a mesma exposição mas quiser ter uma profundidade de campo maior e com isso tive que fechar o diafragma para f-22. De f-5.6 para f-22 são quatro pontos de luz a menos que vão atingir o sensor. Se o fotômetro estivesse no zero ele ia cair para a escala negativa de –4 pontos dizendo que a foto ia ficar bem escura que também chamamos de subposta. Para a foto voltar a ficar bem exposta preciso mexer no obturador deixando 4 pontos mais tempo aberto. Contando na tabelinha acima seria a velocidade de 1/15 assim o fotômetro voltando para o zero e expondo a cena corretamente. Mas nem sempre o fotômetro estando no zero quer dizer que a cena está corretamente exposta.

Qualquer fotômetro “enxerga” o mundo em escala de cinzas. No meio dessa régua é onde está localizado o cinza neutro também conhecido como cinza 18%. Nos fotômetros isso é representado por algum símbolo diferenciado na escala ou mesmo o número zero mas geralmente encontrado no meio da escala. O fotômetro além de não conseguir distinguir cores ele também não distingue o branco do preto para ele tudo que ele está medindo é como se fosse o cinza neutro é ai que acontece algumas “falhas humanas” na hora de interpretar a cena.



Na foto acima o fotômetro mediu a luz na camisa preta a conseqüência disso que a foto ficou clara demais. Nesse ponto que entra a compensação de exposição que vou falar no próximo post.
Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário