domingo, 15 de janeiro de 2012

A Luz

Oba! Primeiro post desse ano!!! E vocês, como passaram de ano?
Bom, chega de papo furado e vamos ao assunto.

Como disse no minha primeira postagem no blog, fotografia é a arte de se escrever com a luz. A luz na fotografia é como se fosse a tinta de uma caneta. Sem luz é como se a caneta não tivesse tinta para se escrever. Para "desenhar" perfeitamente com a luz precisamos antes conhecer seus vários tipos. De uma forma rápida vou explicar isso basicamente.
Vamos começar com os tipos de luz que todos conhecem:

A Luz do Sol.
A luz do Sol é uma luz completamente branca. Quando está a pino num céu sem nuvens provoca uma luz dura, em que as sombras aparecem bem pronunciadas. Ela é ideal para fazer fotos com bastante contraste entre a parte de luz e sombra na foto.

Dia nublado.
Um dia com muitas nuvens no céu cobrindo o Sol permite que a luz fique mais homogênea na foto ideais para retratos. As nuvens agem como se fosse um difusor para a luz dura do Sol e também a luz fica com um tom levemente azulado.

Tungstênio (Luz incandesceste).
Tungstênio é como chama as antigas lâmpadas incandescestes. Ela produz uma luz dura também como o Sol mas seu tom é muito mais amarelado devido ao aquecimento do filamento em seu interior.

Lâmpada Florescente.
A lâmpada florescente não produz uma luz tão dura quanto a lâmpada incandesceste mas é a luz que mais engana principalmente em seu tom de cor que é verde! Isso mesmo. Nos enganamos com a "cor" da luz porque assim como a câmera no automático, nosso cérebro corrige as cores com muita precisão. Ela é uma lâmpada esverdeada devido ao gás usado em seu interior para que ela funcione.

Luz do flash.
A luz do Flash é a que mais se aproxima da luz do Sol. É uma luz bastante dura e completamente branca. A luz do flash dura apenas 1/1000 de segundo por isso não importa a velocidade que você usa na câmera. Apenas a câmera terá um limite de velocidade que chamamos de velocidade de sincronismo. Sobre isso vou falar apenas quando estiver falando sobre flashes para não embaralhar o assunto.

Para regulara a câmera perfeitamente para que as cores apareçam naturais usamos o White Balance (WB). Existe também como medir a temperatura através de aparelhos que fazem essa medição. A temperatura da cor é medida me Kelvin (K).
Mas também temos como saber através do tipo de luz e uma tabelinha básica em formato de régua que vou mostrar a seguir.

Clique para ampliar

A maioria das câmeras usam WB pré-definidos com os ícones para os tipos de luz existente mas também algumas câmeras podemos regular o WB através dos Kelvins dando um resultado muito mais preciso.

Por enquanto é isso.
Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário