quinta-feira, 15 de março de 2012

Centralização do assunto.



Olá, lembra que na postagem anterior falei da regra dos terços e que regras podem ser quebradas? Pois bem agora vou dar algumas dicas super básicas de quando é legal quebrar a regra dos terços.

1ª Dica: Assuntos circundados

Clique na foto para abrir
Quando você se depara com uma cena onde o assunto é envolvido por algo você não precisa seguir a regra dos terços. Além de ficar estranho, se colocasse o círculo formado em um dos cantos da foto para seguir a regra dos terços, a foto perderia a força e o sentido. Na foto o detalhe do parapeito do prédio está circundando meu assunto principal que são os prédios da cidade.

2ª Dica: Fotos de Close-ups



Na fotografia em close-ups onde o assunto preenche quase toda a fotografia, principalmente de pessoas ou animais, como por exemplo do gatinho acima que está olhando bem de frente, encarando mesmo, o ideal é que nossos olhos logo encontrem os olhos da personagem fotografada porque instintivamente nós sempre procuramos um meio de comunicação no caso de seres vivos vamos colocar assim, o nosso primeiro meio de comunicação são os olhos (vou falar mais sobre isso quando falar de retratos). Se eu colocasse a cabeça do gatinho em um dos terços a foto ficaria  confusa e o observador demoraria a achar os olhos dele, perdendo-se completamente pois são os olhos que guiam no caminho.

3ª Dica: Fotos Macro



Uma variação das fotos em close-ups são de como tirar fotos macro, como o objeto também preenche praticamente toda a fotografia e o fundo geralmente quando existe é bem desfocado, nesse caso não faz sentido usar a regra dos terços.



4ª Dica: Objetos simétricos.



Quando existe simetria nos objetos da composição o interessante é colocar o assunto no centro da fotografia equilibrando a mesma. No exemplo acima as duas margens do rio são iguais além do céu está refletindo nele como se fosse um espelho. Deixando o rio no meio também consegui dar uma sensação de profundidade na fotografia.

5ª Dica: Linhas convergentes 

Quando temos linhas que convergem em algum ponto na fotografia, é ideal que o pondo de convergência fique no meio da fotografia que nesse caso sempre instintivamente procuramos onde as linhas vão parar. No caso da aranha suas perninhas convergem para o corpo que se encontra no meio da fotografia. Agora se caso o olhar for direto para o corpo as pernas das aranha nos guiarão ao restante da foto.

Por enquanto é isso, até o próxima postagem! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário