sexta-feira, 30 de março de 2018

Dicas para fotografar no feriado ou nas férias

Olá pessoal,

Hoje vou dar umas dicas bem rápidas para quem vai viajar nesse feriado de páscoa mas serve para qualquer viagem que fará ao longo do ano.

A primeira dica básica logo antes de sair de casa é conferir seu equipamento, veja se está tudo funcionando, cartões de memórias limpos e sem erros no caso de câmeras digitais ou os rolos de filme que vai usar no caso de usar câmeras analógicas. Também é bom checar o nível de carga da bateria tento da câmera quanto a reserva se você tiver e conferir se colocou na bolsa da câmera pois você com certeza não vai encontrar a bateria de sua câmera em qualquer esquina.

Também é importante fazer a limpeza do equipamento, das objetivas e filtros correspondentes. Para o equipamento pode usar um pano bem levemente umedecido para retirar aquela poeira mais persistente. Para objetivas um pano de microfibra bem limpo e seco. Também pode-se recorrer a soluções próprias para limpeza de objetivas caso a poeira persista, filtros a mesma coisa.

Fazendo essa limpeza inicial você evita que acumule mais sujeira do local onde você irá passar suas férias, além de ter o equipamento mais bonito e principalmente protegido.

É interessante também levar um pano de microfibra para limpar a objetiva caso alguma coisa a suje durante a viagem, nunca retire da bolsa de equipamento pois é muito útil.

Para arrumar a mala, estude o local para ver o equipamento que levará.
Leve apenas o necessário. Você carregará menos peso e o risco de perder ou quebrar algo que nem irá usar é menor.

Verifique  a previsão do tempo, você não vai querer seu equipamento todo molhado.

Chegando no local cheque seu equipamento para ver se tudo chegou inteiro.

Se você for viajar para as montanhas (interior) tome cuidado com neblina pois ela pode condensar dentro de seu equipamento trazendo grandes prejuízos. Também é preciso tomar cuidado com terra e pancadas no caso de fazer fotos na trilha.

Já para quem vai viajar para o litoral o cuidado deve ser redobrado.
Além da maior umidade do local, existe a presença de sal e a maresia, que corroí os contatos e tudo que é de metal. A areia também pode fazer um bom estrago no equipamento. Caso você esteja usando uma DSLR, evite trocar de objetiva pois a areia pode entrar estragando tudo, inclusive dando PT na câmera. Sempre a transporte na bolsa própria e só a retire quando for fazer a fotografia. 

Após o uso limpe seu equipamento como mencionado acima e boas fotos!

Até a próxima!






Nenhum comentário:

Postar um comentário