terça-feira, 30 de abril de 2019

Desmistificando o Dynamic Range (Alcance Dinâmico)

Olá pessoal!

Esses dias estava pesquisando uma câmera nova para atualizar meu equipamento fotográfico já que uso o mesmo a mais de sete anos e também pelas "novas exigências" em produzir vídeos durante os eventos que é a minha principal área de atuação.

Enquanto estava pesquisando características da minha nova câmera pretendida assisti alguns reviews até para saber se vale mais a pena comprar uma câmera um pouco mais velha mas que na época do lançamento era muito cara ou alguma de produção mais nova mas com preço equivalente.

Durante os reviews vi cada bobageira falando sobre alcance dinâmico que me deu até asco de quem estava falando. Pessoas que se dizem fotógrafos mas que nunca pegaram a câmera na mão e só lendo a ficha técnica ou algum pseudo teste já tem uma opinião formada sobre se aquela câmera é boa ou ruim ou é melhor ou pior que sua antecessora sem nem ter usado nenhuma delas no dia a dia.

Pois bem, vamos começar desde o principio falando o que é alcance dinâmico apesar de já ter uma postagem só sobre isso aqui no blog.

O alcance dinâmico, dynamic range ou mesmo latitude nos tempos de filme, é a capacidade do filme ou o sensor de representar os tons entre as altas e baixas luzes antes de perder informação. O alcance dinâmico assim como a abertura e exposição é medida em pontos de luz.




As câmeras digitais de hoje já estão com um alcance dinâmico muito bom. Câmeras DSLR básicas chegam a ter 12 pontos de alcance dinâmico e as mais parrudas passam facilmente de 14 pontos de exposição! Que como falei é a diferença de exposição que a fotografia pode ter sem que haja perda de informação em nenhuma área! É muita coisa!

Veja a diferença nessa cena:






As duas estão exatamente com a mesma exposição, porém na fotografia de cima há um maior alcance dinâmico permitindo que não perca informações na área de altas luzes da imagem. Olha o detalhe das duas 100% ampliada nessa área:



Percebeu a diferença? Parece até que joguei uma luz a mais na cúpula do abajur de baixo mas não, é exatamente a mesma fotografia com alcances dinâmicos diferentes! Nessa área mais clara já não existe mais informação para ser recuperada.


Uma foto recuperada não fica a mesma coisa que uma foto bem produzida. Se tentar recuperar áreas de sombra geralmente geram muito ruído e nas áreas altas a fotografia parecerá muito "chapada", sem contraste e profundidade, isso se sobrar informação.

Algumas câmeras de algumas marcas usam um sistema de invariância de ISO onde mesmo tendo a regulagem de ISO para o fotógrafo a sensibilidade do sensor não muda, porém a câmera já está programada e saberá interpretar o sinal para obter o melhor resultado possível.

Falando nisso, geralmente quanto maior o ISO menor vai se tornando o alcance dinâmico que a câmera poderá reproduzir mas isso varia de câmera para câmera até mesmo câmeras de uma mesma marca. Umas perderão mais que outras ou mais rapidamente consoante a regulagem de ISO usada e esse é um dos argumentos em se tirar fotografias de ISO baixo subexpostas para depois recuperá-las no computador "tendo sua latitude preservada". Mas novamente... Isso não funciona!!!

Quanto maior o ISO, maior será o ruído produzido e você terá muito ruído nas áreas de sombra que pretende recuperar.

Existe muito ruído nas áreas de baixa luz pois computador precisa de dados para trabalhar. Uma câmera digital é no final das contas um mini computador sofisticado que é dedicado a produzir imagens. Seus dados vem do sensor que é atingido pela luz que transforma esse sinal ótico recebido em dados para que o processador da câmera consiga trabalhar. Se não tiver luz suficiente não haverá dados suficientes para que o processador possa trabalhar gerando ruído na imagem. Por isso é importante realizar uma correta exposição da cena para que tenhamos o melhor resultado fotográfico possível.

O dynamic range das câmeras é importante? Sim, mas não é o único requisito para saber se uma câmera é boa ou ruim mas tem que ser levado em consideração.

Ter uma câmera com bom alcance dinâmico ajuda muito, principalmente em fotos de paisagem, shows onde principalmente a iluminação que pode ser deficiente ou mal feita (Pode acreditar, eu já passei por isso) entre outras situações.

Um exemplo clássico é a cena de um casamento onde a noiva entra com seu lindo vestido branco e o noivo com um terno preto. Ou você escolhe subexpor a imagem para não perder detalhes do vestido da noiva (Nesse caso eu recomendo... :-p) e perder detalhes do terno do noivo e ter uma cena escura para recuperar na pós mesmo gerando mais ruído ou ignorar o vestido da noiva tendo uma cena bem exposta com uma linda iluminação geral mas ganhando uma noiva irritadíssima com seu serviço pondo sua cabeça a prêmio.

Se tiver uma câmera com um bom alcance dinâmico esse problema se torna menos grave e mais fácil de resolver. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário