quarta-feira, 30 de maio de 2012

Tabela para flash

Olá pessoal,
Muitas pessoas tem pedido uma forma mais fácil de fotografar com flash manual, então antes de continuar a falar do uso do flash resolvi colocar uma tabelinha para facilitar na hora dos cálculos. Nessa tabela usei o flash que tenho porque ele tem um número guia comum de encontrar com o pessoal que é um NG43. Vale destacar que a distância correta é medindo da fonte luz (no caso o flash) até o assunto e não da câmera até o assunto. Atenção, os valores da tabela estão aproximados.


Para quem não compreendeu a tabela ou dar um exemplo igual na postagem anterior só que usando o exemplo da tabela e também tem dois jeitos de usá-la.

1º Jeito: Vou fotografar alguma coisa a quatro metros de distância com um filme de ISO 100 (lembrando que também vale para as digitais) com o flash no modo manual em potência máxima. Então na tabela procuro onde está o 4m, em seguida desço na linha onde está localizado o ISO 100 e vi que está lá um número 11. Com esse resultado configuro minha câmera na abertura 11 e ai é só disparar que a foto saíra bem exposta.

2º Jeito. Pegando o exemplo acima vou fotografar alguma coisa a 11 metros de distância com o flash em potência máxima e a câmera configurada em ISO 100. Então eu faço o inverso, Vou até onde está o ISO 100 e encaminho o olhar até o número 11 e vejo o número que está escrito na primeira linha da coluna que seria 4. Essa é a abertura que preciso usar para ter uma boa exposição do flash.

Entenderam como se usa essa tabela? Ótimo!

Mas vocês perceberam que falei só na potência máxima? Pois bem, vamos dizer que não está dando certo fotografar na potência máxima, e agora?
Muitos flashes tem um controle manual de potência que funciona como um redutor, ele é representado muitas vezes por frações como 1/2, 1/4, 1/8, 1/16, 1/32 1/64 e por ai vai, essas frações é quanto da potência do flash é reduzida.  Na tabela abaixo vou mostrar o que acontece com o número guia quando a potência é reduzida, lembrando que o número guia é a distância que o flash consegue cobrir em ISO 100 e como já expliquei na outra postagem ele é a nossa referência para os cálculos de distância e abertura. Lembrando também que usei um flash com o número guia 43, que é sua potência máxima de 1/1.


Tabela de potência.
*cobertura é quantos metros a luz do flash consegue chegar. O novo NG.

Agora pegando o número que apare em cobertura é só substituir o NG por ele e refazer os cálculos para achar a abertura.
A redução de potência é muito usada para quando queremos fazer alguns "efeitos" na fotografia ou quando excedemos a velocidade de sincronismo que vou falar na próxima postagem.
Até lá!






9 comentários:

  1. Gostei muito dessa explicação pois não havia encontrado em nenhum outro lugar e era exatamente a dúvida que eu tinha, porém uma outra ainda me resta, vc disse aí de um flash com NG 43, o que meu flash é NG 38, o que eu faço nesse caso com a cobertura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, obrigado por visitar o fotodica.
      Seu flash também deve ter vindo com uma tabela dessas ou na caixa ou no manual.
      Como expliquei no tópico você tem duas possibilidades de calculo. Ou você divide o NG pela abertura que te dará a cobertura em metros do flash ou você divide o NG pela distância que lhe dará a abertura aproximada que você tem que usar para uma correta exposição. Por exemplo seu flash que tem NG 38 dividido por uma abertura suponhamos que f/4 em ISO 100 te dará 9,5m de cobertura na potência máxima.
      Até mais!

      Excluir
  2. Gostei muito dessa explicação pois não havia encontrado em nenhum outro lugar e era exatamente a dúvida que eu tinha, porém uma outra ainda me resta, vc disse aí de um flash com NG 43, o que meu flash é NG 38, o que eu faço nesse caso com a cobertura?

    ResponderExcluir
  3. Flavio parabens pela explicação foi muito util para mim.

    ResponderExcluir
  4. Viu e no flash com número guia 60 como faço para fracionar a potência igual vc fez na segunda tabela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Da mesma forma que fiz mas substituindo o número Guia por 60. Aliás deve até ter uma tabela parecida com essa no manual do seu flash.
      Até mais!

      Excluir
  5. Como tirar fotos com flash manual dentro de uma igreja . Que iso seria melhor abertura. Diagrama

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A não ser que você esteja trabalhando em um batizado, casamento etc. Não seria legal usar flash dentro da igreja, na minha opinião acho até uma falta de respeito.
      Essas configurações que você me pede depende muito do ambiente da igreja como tamanho e iluminação também do tipo de foto que você planeja realizar, se é um retrato fechado ou uma panorâmica da nave da igreja, se pretende desfocar o fundo ou usar a iluminação ambiente como complemento do flash ou ao contrário. Não existe receita.
      Experimente várias configurações para várias situações. Você pode se basear em dicas anteriores para saber o efeito que cada configuração dará em suas fotos.
      Abraço e obrigado pelo comentário!

      Excluir