sexta-feira, 15 de junho de 2012

Flash: Velocidade de sincronismo

Hoje vou falar de uma coisa também muito importante de configuração do flash, a velocidade de sincronismo.

Principalmente nas câmeras compactas e reflex 35mm, digitais também obviamente, precisamos ficar de olho na velocidade de sincronismo.

A velocidade de sincronismo é um limite da câmera e não do flash como muitos pensam e é a velocidade máxima do obturador para tirarmos fotos com flash.

Nas câmeras compactas atuais é comum que a velocidade de sincronismo seje de 1/60s. Já nas reflex digitais, dependendo do modelo da câmera, a velocidade varia de 1/200s à 1/500s. Normalmente em modelos de filme um pouco mais antigas a velocidade seria de 1/60s à 1/125s. No dial de modo a velocidade de sincronismo pode ser um X ou mesmo estar escrito X-Sync.

 A velocidade de sincronismo é chamada assim porque é a velocidade de disparo máxima que a câmera consegue sincronizar o disparo do flash com a cortina do obturador totalmente aberta. Além dessa velocidade o obturador já atrapalharia a foto deixando uma parte dela escura. Como falei a velocidade de sincronismo é a máxima mas também não existe uma velocidade mínima sendo apenas o limite da fotometria do lugar porque a luz do flash dura apenas 1/1000 (um milésimo) de segundo.


Para fazer a fotometria com o flash, de nada adianta controlar a luz do flash pela velocidade do obturador como já disse pois dura apenas 1/1000  de segundo. Apenas podemos usar a abertura ou a sensibilidade do filme (ISO) como já vimos na postagem anterior.

Pode ser que em alguma situação de estar fotografando com flash em um ambiente claro (sim isso existe!) a velocidade de sincronismo não seja suficiente para fazer a correta fotometria da cena deixando ela estourada ai pode-se fechar a abertura ou abaixar o ISO para que a cena fique corretamente fotometrada. Mas se tudo não funcionar existe a velocidade alta de sincronismo. 

As câmeras de hoje não permitem que se use mais velocidade do que é permitido quando se liga o flash mas hoje em dia praticamente todos os flashes dedicados possuem a função High Sync (Sincronização alta em tradução livre) em que o flash dispara várias vezes na potência escolhida e um desses disparos vai atingir o sensor com o obturador totalmente aberto mas em contrapartida consome muita bateria. Normalmente quando essa opção é ativada no flash é mostrado no visor um raio com um H, mas que vou falar mais quando estiver falando de flash de preenchimento.

Também o flash das câmeras compactas mais sofisticadas e as reflex podem ser configuradas para que o flash dispare na primeira cortina ou na segunda dando efeitos diferentes, mas vou continuar a falar sobre isso nas próximas postagens.


A próxima postagem mesmo devo falar de fotometria com flash.

Até lá! 
 

13 comentários:

  1. Olá Flávio, tudo bem!
    Muito boa sua explicação.
    Tenho uma dúvida.
    Quando sincronizei meu flash canon 580 ExII com minha 60D na seguinte configuração; ISO 160, velocidade 1200, abertura 3,5.
    Com o flash encaixado na própria câmera deu certo, consegui o que eu queria. Já com o flash externamente em um radio flash GREIKA CT 04 não funcionou de maneira nenhuma.
    Pode me ajuda com isto?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Bom dia Leonardo, cara já faz tempo que você postou e provavelmente já tenha solucionado seu problema, hoje eu tava estudando sobre meu flash que é um Yongnuo-560 II manual e descobri que ele funcionava de forma diferente fora da câmera...por exemplo: na minha câmera ele dispara em todas as potências...desde a 1/1 até a 1/128, na velocidade de sincronismo de até 1/160. Porém se eu for utilizar ele fora da câmera ele irá se comportar de maneira diferente...funcionando da potência 1/8 pra cima, se eu por uma potência...1/4...1/2 ou 1/1 ele não é perceptível pela câmera, isso ocorre porquê o processamento do microchip dele é bem mais rapido quando o flash está na câmera ! Pode também ocorrer de seu flash funcionar perfeita mente na câmera em velocidades mais altas do que 1/250 por causa do High Sync, e o seu radio flash não tenha o High Sync...então você só poderá usar ele na velocidade de sincronismo de até 1/250 no máximo, como geralmente acontece com a maioria dos flashs e câmeras por ai ! Lembre-se também de checar de se os canais do Radio flash estão corretos, pois se estiverem trocados o flash n irá disparar ! Espero ter ajudado com essa resposta, se não você outras pessoas que tenham duvidas parecidas ou até a mesma. Então é isso ! Tenha um ótimo dia, valeu.

      Excluir
    3. Boa noite! O meu flash 600 ex rt fora da câmera com o rádio yongnuo yn-622C não está funcionando o HS... porém funcionava antes. Não consigo resolver, coloquei outro flash (um mais simples) e funcionou, então creio que não seja problema com o rádio. tens alguma sugestão do que fazer?

      elainerodriguescoelho@gmail.com

      Excluir
    4. Olá Helena.
      A primeira coisa que vem na minha cabeça é que o canal de comunicação esteja errado já que o segundo flash funcionou descartando problema no próprio rádio. Se não funcionou apenas no HS veja se tem alguma configuração especial no próprio rádio que pode ter sido desconfigurado por algum motivo, dá uma lida no manual. Na câmera já tive problemas com o TTL e só foi limpar os contatos tanto do flash quanto da câmera com álcool isopropílico que voltou a funcionar.

      Excluir
  2. Olá, possuo um flash 600 rt e dois minimaster da greika, porém quando uso os flashs da Greika com disparo por fotocélula, as vezes a foto sai com a iluminação dos flashs que deveria, e as vezes a foto sai escura, porém os flashs disparam, ja tentei disparar de varias maneiras, com o RT em todas as potências e e os Greika ajustando o nível da intensidade da luz pra + e pra -
    Proém todas as fotos, os flashs disparam, mas só algumas saem com a iluminação que deveria, como se o obturador batesse a foto antes dos flashs dipararem, ja ajustei a câmera em todas velocidades, mas parece que só funciona quando quer, alguém sabe a solução ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Parece ser mesmo um problema de sincronismo entre os flashes. Em velocidades muito lentas como 10s isso também acontece?

      Excluir
  3. Prezado Flávio, estou utilizando um SB5000 em uma D7200 e o flash dispara duas vezes por click, sendo que somente no último disparo ele registra a cena desejada. Além de demorar tenho perdido muitos momentos pois no primeiro disparo do flash as pessoas já param de olhar para câmera e o registro só é realizado no segundo disparo. Como posso compatibilizar esses dois disparos - câmera e flash disparando juntos e somente uma vez?? Grata pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anabel. O primeiro disparo é para a câmera fazer a medição da luz para que a foto saia com uma exposição correta e isso não fica gravado mesmo. Pode ser que a velocidade do obturador esteja muito lenta juntamente com a sincronização de segunda cortina e por isso essa lentidão no segundo disparo do flash. Tente usar sua câmera na prioridade de velocidade que na Nikon é o S no disco de modo, configurando ela para algo em torno de 1/60.
      Da uma olhadinha no manual da sua câmera para configura-la direitinho, faça o teste depois comente se conseguiu.
      Estou aguardando hein!
      Até!

      Excluir
  4. Oi Flávio! Tudo bem? Não sei de você vai responder por conta da data da última resposta mas vamos lá: Tenho uma 6D, um flash yn 565exIII e o rádio flash yn 622-c. Quando conectado à câmera o flash consegue disparar até a velocidade 500 mas quando preciso do slave ele não passa de 160 no ETTL, sendo que achei que esse modelo de rádio flash possuísse HSS, tem alguma sugestão do que pode ser? Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Os comentários dos leitores do blog fotodica são muito importantes e sempre tento responder na medida do possível.
    Sobre sua dúvida pode ser que alguma parte do sistema não esteja configurado ou não seja compatível com HSS. Tanta ver se está tudo configurado para disparar em alta velocidade, principalmente o flash escravo. No manual do rádio ou mesmo dos flashes pode ter mais detalhes e de como funciona o sincronismo em várias configurações de cenário.
    Abraços e continue comentando! ;-)

    ResponderExcluir
  6. Olá minha 6D não passa de velocidade de sincronismo de 1/180 não passa disso achei que deveria chegar pelomenos 1/250 meu flash e um yn565 e não tem o HSS é alguma configuração da máquina p alterar para 1/250?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Se seu flash não tem HSS não tem como passar do 1/180 na 6D pois é a velocidade máxima de sincronismo desse modelo de câmera.
      Abraços.

      Excluir