sábado, 30 de julho de 2016

Fotografia Criativa: Bokeh

Hoje vou começar uma série sobre dicas simples de fotografia criativa mas sem usar editores de imagem, tudo feito na hora da captura da fotografia.

Para começar vou falar de uma das coisas mais simples de se trabalhar de forma criativa, o Bokeh.



O Bokeh é facilmente conseguido com lentes claras e/ou teleobjetivas, ele é formado pelos pequenos círculos (chamados de círculos de confusão) na área de desfoque na imagem como essa abaixo.


O Bokeh pode ser circular como na imagem acima que são os mais desejados ou pentagonal como na imagem que abre esse post. Tudo dependendo do tipo de diafragma da sua objetiva. Geralmente quanto maior o número de lâminas e o arredondamento delas melhor a qualidade do bokeh e por isso objetivas com diafragma circular são as mais desejadas.

Falo mais sobre Bokeh nesse post: http://fotodica.blogspot.com/2013/10/bokeh.html

Podemos trabalhar também o bokeh da imagem alterando seu formato com alguns "modificadores" super fáceis de conseguir ou até mesmo de fazê-los.

Esse "modificador" abaixo foi feito de papel A4 na impressora. Escolhi o formato de uma estrela para que todos os círculos do bokeh tivessem o mesmo formato. Veja que interessante.


O bokeh que era circular obteve agora o formato de uma estrela.


Como disse anteriormente você pode comprar um kit em algumas lojas ou então fazer o seu mesmo pegando o molde na internet ou mesmo criando seu próprio formato.

Para criar seu próprio formato, você deve pegar uma cartolina, papelão fino ou mesmo papel desde que o material escolhido seja preto.

Você deve recortá-lo de acordo com o tamanho do filtro que é usado na objetiva. Se sua objetiva usar filtro de 58mm você deve recortar um circulo do mesmo diâmetro do material escolhido.

Para fazer o desenho você pode pegar um molde ou algo parecido e recortar bem no meio do circulo que você acabou de recortar. O importante é que o desenho não tenha mais que 1cm de diâmetro se não o efeito não funcionará legal. Outra dica é usar objetivas fixas de grande abertura para conseguir mais facilmente o efeito.

Para prender na frente da objetiva você precisará de dois filtros transparentes, Pode ser UV ou de proteção mesmo. O primeiro você rosqueia normalmente na objetiva para proteger a lente de sujeira ou dedadas. Então você vai colocar seu "modificador" por cima desse primeiro filtro e depois é só rosquear o segundo filtro no primeiro para prender todo o conjunto como mostro abaixo.


Você pode ter várias ideias para trabalhar com ele. Você pode fotografar a rua a noite, luzinhas de natal desfocadas que dão excelentes resultados, algum brilho, os galhos das árvores contra o céu azul como o fiz no exemplo desse post. Enfim, inúmeras possibilidades. Seja criativo ao usar.

Antes
Depois
 Até a próxima dica!