segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

O que é Macrofotografia?

Na última postagem sobre macrofotografia falei um pouco do conceito e dessa vez vou falar um pouco mais tecnicamente do que é considerado uma fotografia macro verdadeira.

O que é considerado tecnicamente macrofotografia:
A Macrofotografia é uma fotografia em que o objeto fotografado tem o mesmo ou até dez vezes o tamanho físico no sensor/filme. Vamos supor que esteja fotografando um inseto que no caso é um dos assuntos preferidos em macrofotografia e que ele tenha 2cm. Esse mesmo inseto terá que ocupar os mesmos 2cm no sensor de imagem usando objetivas 1:1 chamadas de life size ou até 20cm no sensor de imagem caso a objetiva consiga fazer ampliação 10:1 (10x maior). Uma ampliação maior que 10x já cairá no campo da microfotografia.
Também a fotografia macro privilegia os detalhes por isso é comum o uso de ISO baixo, tripé e flashes especiais além de claro a objetiva que é o principal.



Então uma câmera "cropada" pode fazer fotos macro já que o sensor dela é menor?
Não.
Como disse acima o objeto ter que ter o mesmo tamanho representado no sensor independente do tamanho que seja esse sensor. Um inseto de 2cm ter que ficar com o mesmo 2cm no sensor. O que acontece com câmeras cropadas é uma falsa sensação de ampliação já que ela "corta" partes da imagem. Mesma coisa que acontece nas objetivas que parecem ter uma distância focal mais longa do que realmente tem.

Minha câmera e/ou objetiva possui a inscrição macro seguido de um desenho de uma florzinha, então posso fazer fotografia macro?
Provavelmente não.
Objetivas comuns possuem a capacidade de ampliar de 0,18x, até uns no máximo 0,3x, salvo engano, o tamanho do objeto fotografado em sua distância de foco mínima, com isso o mesmo inseto do exemplo anterior em vez de ocupar 2cm no sensor vai ocupar apenas pouco milímetros. No máximo você conseguirá uma foto close-up.
Como dizem vamos colocar os pingos nos is. 
O real significado da florzinha que existe em sua objetiva é a distância mínima que você consegue focar o objeto e esse "macro" escrito na objetiva é puro marketing. No caso da objetiva abaixo a ampliação máxima dela é de 0.23x, ou seja não pode de forma alguma ser considerada uma objetiva macro.

Inscrição MACRO em objetiva comum

Mas então qual a diferença entre fotografia macro e fotografia close-up?
Como dito anteriormente o objeto fotografado tem de ter a mesma ou 10x a proporção do tamanho real no sensor. Menos que isso é apenas uma fotografia "de perto". Outra questão é a reprodução de detalhes que dificilmente seriam conseguidos sem uma objetiva macro.

E qual a diferença da objetiva macro para uma "comum"?
A principal diferença é realmente a distância mínima de foco combinado com uma ótica diferenciada que lhe permite ampliar o objeto. Por exemplo, com uma objetiva comum de distância focal de 100mm você começar a conseguir focar a 95cm do objeto. No caso das objetivas macro a distância mínima de foco fica por volta dos 30cm.
Também objetivas macro possui uma ótica muito superior as objetivas comuns com bokeh suave e além de um forte controle de aberrações cromáticas para que a qualidade da imagem seja a melhor possível.
As desvantagens ficam por conta do preço elevado, peso devido a sua construção mais robusta e também geralmente de um sistema de focagem um pouco mais lento do que uma objetiva comum.

Minha câmera compacta permite que eu faça fotografia a menos de 1cm do assunto, isso não é fotografia macro?
Como também falei logo acima o que determina a fotografia macro é o tamanho da imagem que é reproduzida no sensor que tem que ter NO MÍNIMO o tamanho IGUAL que ela tem no mundo real.
Câmeras compactas permitem uma aproximação absurda dessas devido ao imenso fator de corte que chega a aproximadamente 5x e também a objetiva que é usada em sua construção que são geralmente objetivas grande angulares para compensar o fator de corte e por isso você consegue aproximar tanto do objeto fotografado. Na fotografia abaixo podemos ver as distâncias focais equivalentes que vem estampada no barril da objetiva de uma câmera compacta superzoom.

Distância focal equivalente em uma câmera com sensor 1:1/2.3"

Reparem que a distância focal real é 5.6X menor que a distância focal equivalente. Isso significa que o sensor de uma câmera compacta seja superzoom ou comum, salvo algumas exceções é 5.6x menor que o sensor de uma câmera fullframe.

Então uma objetiva macro só serve para tirar fotos macro?
Nem sempre.
A grande maioria das objetivas macro possuem distância focal de 50 à 180mm e podem ser usadas como objetivas comuns. Apenas algumas poucas objetivas são apenas para macro pois não permitem o foco no infinito.
Também existem objetivas macro que possuem apenas foco manual mas isso não impede que seja usada como uma objetiva comum.
Abaixo um exemplo.
Fiz uma foto com uma objetiva macro 100mm e depois me afastei 1 metro mais ou menos, refiz o foco e fiz uma segunda foto como se eu estivesse com uma 100mm comum.

MACRO 100mm
 
simulando objetiva 100mm comum

Outra desvantagem em objetiva macro é que quanto menor distância que você for fotografar do objeto a partir de um certo ponto a objetiva macro começa a "perder luz" chegando mais ou menos 2 pontos e meio de luz e por isso também é comum a utilização de flashes na macrofotografia. Ou seja uma objetiva de abertura f/2.8 chega rapidamente a f/6.3 ou menos dependendo da distância do objeto fotografado.

No começo você falou em flashes especiais, meu flash não serve?
Infelizmente não.
Como a fotografia macro exige que o fotógrafo esteja a centímetros de distância do objeto a ser fotografado a luz, principalmente do flash dedicado encaixado no topo da câmera não conseguirá iluminar o assunto. Não é uma questão de potência, mas sim de direção da luz e por isso existem os chamados ring flash.
Os ring flash são encaixados na frente da objetiva como se fosse um filtro e existem dois tipos, um com duas cabeças direcionáveis, uma de cada lado e também existem os que realmente são flashes em anel que a luz é distribuída por toda a circunferência da objetiva dando uma cobertura de luz ideal para macrofotografia. Os dois tipos são encaixados através de cabo na sapata da câmera.

Ainda ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários que logo respondo!
Até a próxima fotodica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário