Olá.
Hoje em dia muitas câmeras compactas avançadas e praticamente todas as câmeras DSLR permitem assim como selecionar o espaço de cor que comentei na postagem anterior também o tipo de arquivo a ser gerado, RAW ou JPEG e vou explicar as diferenças básicas dos dois, vamos lá?
RAW em inglês quer dizer cru, são arquivos de imagem gerados pela câmera fotográfica diretamente do sensor sem nenhum processamento ou compressão, são equivalentes a negativos digitais. Ele é a melhor opção se quiser fazer um pós-processamento na fotografia pois ele contém o máximo de informações que o sensor de sua câmera pode proporcionar a você consequentemente uma fotografia de melhor qualidade final. Também quando se fotografa em RAW ele permite uma correção muito maior pois todas as informações estão lá podendo ser recuperadas de uma forma mais fácil do que quando se fotografa em JPEG.
O arquivo RAW é excelente mais como tudo também existem desvantagens em usá-lo.
O arquivo como disse anteriormente é um arquivo cru, ou seja, cada pixel do seu sensor vai ser gravado no cartão de memória gerando um arquivo enorme, uma câmera de 20 Megapixel por exemplo tem um tamanho de arquivo de aproximadamente 28MB, digo aproximadamente pois varia de foto para a foto e por ser tão pesado a câmera vai demorar mais tempo para gravar no cartão de memória e por conta disso ela pode limitar a quantidade de disparos consecutivos antes da memória encher e não deixar você disparar mais até que a memória seja liberada.
Também no arquivo RAW é necessário um pós-processamento ou no máximo uma conversão de arquivo pois enquanto RAW apenas quem tem programas específicos poderá abrir a fotografia precisando converter em um tipo de arquivo de o computador consiga ler "naturalmente" como o JPEG.
Também é necessário um pós-processamento pois como arquivo RAW é um arquivo cru ele não contém nenhuma informação de ajuste. O máximo que o programa da câmera faz é informar o ajuste que você utilizou e aplicá-lo na fotografia mas sem que altere em definitivo a imagem.
Ou seja a fotografia quando feita em RAW demanda mais tempo do fotógrafo e isso para por exemplo um fotojornalista que precisa enviar as imagens quase que instantaneamente não serve.
Agora que já expliquei o básico de uma arquivo RAW agora vou explicar o básico do JPEG.
O JPEG é um tipo de arquivo que basicamente qualquer câmera usa para gerar suas fotografias ideal para quem quer usar rapidamente a fotografia sem precisar de pós-processamento ou qualquer tipo de conversão.
Ele usa um algoritmo de compressão de dados gerando arquivos relativamente pequenos e fáceis de trabalhar. A mesma câmera de 20 Megapixels cria arquivos JPEG de aproximadamente 5MB, ou seja, menos de um quinto do tamanho do arquivo fotografado em RAW. Ele consegue fazer isso subtraindo "informações repetidas" do arquivo, por exemplo a palavra abacateiro, nessa palavra existem três letras "a", no lugar de tantas letras "a" repetidas ele simplesmente apagaria as demais resultando na palavra "abcteiro". Viu como a palavra ficou menor mais você conseguiu ler? GROSSEIRAMENTE é isso que o JPEG faz, mas o que isso influência na imagem? Para usuários comuns NADA. Para fotógrafos que querem fazer um pós-processamento significa que ele terá "menos possibilidades de ajuste" pois as informações já não estão lá apesar de o JPEG já ser gravado com os pré-ajustes feito na câmera, ou seja se você errar no ajuste da câmera você dificilmente conseguirá corrigir tão facilmente quando fotografado em RAW.
As vantagens do JPEG é que ele é um arquivo muito mais leve e que qualquer computador pode ler sem precisar de programas de terceiros, ou seja ele pode ir da câmera direto para qualquer computador sem problemas.
Também ele "é alterado" pelos ajustes feitos previamente na câmera não precisando de um pós-processamento.
As desvantagens ficam por conta de ele ser um arquivo compactado e com isso ele perde informações que poderiam ser usadas em um pós-processamento e que ele também é gera um arquivo de "menor qualidade" que o RAW mas aqui vale um ressalto que usuários comuns não saberão a diferença entre os dois.
Espero ter sanado qualquer dúvida entre RAW e JPEG. Se tiver mais dúvidas, deixe nos comentários que responderei na hora ou em uma próxima postagem!
Abraço a todos e não esqueçam de curtir e compartilhar com os amigos.
Até a próxima dica!
Nenhum comentário:
Postar um comentário