quinta-feira, 30 de julho de 2015

sRGB ou AdobeRGB, qual espaço de cor usar?

Olá.
Muitos de vocês que usam câmeras DSLR já devem ter visto enquanto mexiam no menu da câmera uma opção para escolher o espaço de cor. Nela você podia escolher entre AdobeRGB ou sRGB e sem saber a diferença nem se importavam em alterar essa opção. Abaixo vou tentar explicar de uma forma simples a diferença entre eles e qual usar dependendo do uso final que você fará da fotografia.

Vou começar explicando o que espaço de cor.
Espaço de cor é literalmente isso mesmo, é quanto do espectro de cores visível pode ser representado em um determinado espaço dentro desse mesmo espectro de cores. É mais ou menos parecido com o Dynamic Range na fotografia que falei nesse post.

Reparem na imagem acima que temos dois espaços de cor, o sRGB e o AdobeRGB.

O AdobeRGB consegue abranger um espaço maior que o sRGB. Isso significa que ele consegue distinguir mais tons de cores sendo assim ele consegue nuances mais suaves de cores. Ele é ideal para ser usado quando se quer fazer uma impressão em gráfica por exemplo.

Já o sRGB abrange uma área bem menor do espectro e ele é ideal quando se quer usar digitalmente as fotografias ou fazer impressões em minilab ou em casa mesmo já que monitores, impressoras e outros sistemas usam o sRGB como padrão, aliás monitores caseiros conseguem distinguir por volta de 93% do padrão sRGB sendo que este é menor Adobe RGB.

Abaixo vou mostrar duas variantes da mesma foto que originalmente foi feita em Adobe RGB e a mesma foto convertida para sRGB.

AdobeRGB
sRGB
Reparem que o verde da grama no canteiro central na "foto sRGB" está mais estourado e que as flores estão com uma tonalidade diferente.

O AdobeRGB trabalha melhor nessas áreas de verdes claros e cianos como pudemos ver naquela primeira imagem do espaço de cor.

Se você não estiver vendo diferença entre as fotografias quer dizer que seu navegador não suporta AdobeRGB e que ele está interpolando as cores para chegar o mais próximo possível da segunda foto que foi convertida para sRGB e isso pode ser um problema para quem trabalha com imagens pois as cores podem ficar distorcidas e arruinar um trabalho inteiro.

Enfim, se for usar a fotografia para usar ela digitalmente, na internet ou mesmo entregar em CD ou pendrive para o seu cliente, fazer impressões caseiras ou mesmo em minilab por exemplo opte pelo sRGB. Agora se for usar para impressões fineart em gráficas use o AdobeRGB mas sempre consulte a empresa que fará a impressão para se certificar que esse é o melhor espaço de cor para ser usado naquele estabelecimento e sempre mantenha o seu monitor calibrado com o laboratório.

Até a próxima dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário