sexta-feira, 30 de março de 2018

Dicas para fotografar no feriado ou nas férias

Olá pessoal,

Hoje vou dar umas dicas bem rápidas para quem vai viajar nesse feriado de páscoa mas serve para qualquer viagem que fará ao longo do ano.

A primeira dica básica logo antes de sair de casa é conferir seu equipamento, veja se está tudo funcionando, cartões de memórias limpos e sem erros no caso de câmeras digitais ou os rolos de filme que vai usar no caso de usar câmeras analógicas. Também é bom checar o nível de carga da bateria tento da câmera quanto a reserva se você tiver e conferir se colocou na bolsa da câmera pois você com certeza não vai encontrar a bateria de sua câmera em qualquer esquina.

Também é importante fazer a limpeza do equipamento, das objetivas e filtros correspondentes. Para o equipamento pode usar um pano bem levemente umedecido para retirar aquela poeira mais persistente. Para objetivas um pano de microfibra bem limpo e seco. Também pode-se recorrer a soluções próprias para limpeza de objetivas caso a poeira persista, filtros a mesma coisa.

Fazendo essa limpeza inicial você evita que acumule mais sujeira do local onde você irá passar suas férias, além de ter o equipamento mais bonito e principalmente protegido.

É interessante também levar um pano de microfibra para limpar a objetiva caso alguma coisa a suje durante a viagem, nunca retire da bolsa de equipamento pois é muito útil.

Para arrumar a mala, estude o local para ver o equipamento que levará.
Leve apenas o necessário. Você carregará menos peso e o risco de perder ou quebrar algo que nem irá usar é menor.

Verifique  a previsão do tempo, você não vai querer seu equipamento todo molhado.

Chegando no local cheque seu equipamento para ver se tudo chegou inteiro.

Se você for viajar para as montanhas (interior) tome cuidado com neblina pois ela pode condensar dentro de seu equipamento trazendo grandes prejuízos. Também é preciso tomar cuidado com terra e pancadas no caso de fazer fotos na trilha.

Já para quem vai viajar para o litoral o cuidado deve ser redobrado.
Além da maior umidade do local, existe a presença de sal e a maresia, que corroí os contatos e tudo que é de metal. A areia também pode fazer um bom estrago no equipamento. Caso você esteja usando uma DSLR, evite trocar de objetiva pois a areia pode entrar estragando tudo, inclusive dando PT na câmera. Sempre a transporte na bolsa própria e só a retire quando for fazer a fotografia. 

Após o uso limpe seu equipamento como mencionado acima e boas fotos!

Até a próxima!






quinta-feira, 1 de março de 2018

Respondendo dúvidas sobre fotografia

Olá. Segunda postagem do ano e para começar com tudo vamos esclarecer algumas dúvidas que tenho recebido tanto pessoalmente quando em comentários. Vamos lá!

1 - Quais são os tipos de câmeras digitais que existem?

Hoje basicamente existem as  três tipos de câmeras, as compactas que são as mais simples e baratas, as Reflex digitais, cuja a sigla é DSLR que são câmeras maiores que tem a capacidade de trocar de objetiva conforme a situação e seu nome tem origem no fato que o visor é composto de um prisma de espelhos que refletem a imagem da objetiva para o fotógrafo. Também mais recentemente deu-se o lançamento das mirrorless que agregam o melhor dos dois mundos. São um pouco maiores que as compactas mas podem ter a capacidade de uma DSLR inclusive de trocar a objetiva, porém como seu próprio nome diz ela não possui espelhos e seu visor, geralmente eletrônico, mostra o que o sensor está "vendo".
Além desses três tipos mencionados existem os Bcks digitais para câmeras de médio e grande formato, caríssimos, usados geralmente por empresas de publicidade.

2 - As DSLR são consideradas câmeras profissionais?

Sim e não seria a minha resposta pois você tem as câmeras DSLR de entrada e as mais sofisticadas. Você podará trabalhar muito bem com qualquer uma. São basicamente a mesma coisa só que as câmeras de entrada tem menos funções que as mais caras da linha. Muitos leigos "confundem" câmeras profissionais com "câmeras grandes", entendeu?

3 - O filme está morto?

Antigamente você achava filmes em qualquer esquina, em farmácias, mercados e até em bancas de jornal, mas diferente do que acontecia há 15 anos atrás, você pode achar hoje câmeras e filmes  mais facilmente em lojas especializadas e também laboratórios que ainda revelam negativos mas o preço subiu muito com a falta de demanda. Então a resposta é não. A fotografia de filme, ou analógica como é mais comumente chamada agora ainda não morreu!

4 - Na mesma pegada: A fotografia digital é melhor que a "de filme"?

Hoje muita coisa se modernizou mas ainda a fotografia de filme consegue ser melhor que a digital.
Antigamente foi feito um calculo e para que uma fotografia digital fosse equivalente a de filme ela teria que ter no mínimo 60Mpx de resolução e sem compactação alguma. Hoje até existem câmeras com mais de 50MPx mas ainda não chegou lá mas está bem perto. Aliás não é somente a quantidade de Megapixel que manda mas também a latitude, o tipo de grão do filme etc... Na minha opinião a fotografia feita através de filme tem um charme a mais. Ainda dá para reconhecer uma foto revelada e uma digital impressa.

5 - Porque a fotografia digital e de filme não podem coexistir?

Até podia mas a facilidade de você ter a foto na hora, de excluir uma foto ruim e do poder de manipulação em sua própria casa, a fotografia digital acabou tomando o lugar da fotografia analógica. Você não precisa mais comparar filme e nem esperar uma hora nos laboratórios para ver o resultado. Nos filmes comuns você no máximo tinha 36 fotos e agora você pode fazer milhares com apenas um cartão de memória.

6 - Então a fotografia digital é mais barata?

Não. Você pode não gastar em filmes ou revelações mas a manutenção de uma câmera é mais constante e bem mais cara. Uma coisa equivale a outra. Também temos outro ponto. Para você ver as fotos digitais você precisa de um computador que também não é barato. Se for um profissional então nem se fala pois você vai precisar de equipamentos de ponta para facilitar seu trabalho e com isso a conta pode chegar a dezenas e dezenas de milhares de reais e todo esse equipamento a mais também precisam de manutenção periódica.

7 - As câmeras compactas estão sumindo, porque?

Devido concorrência com os smartphones que todo mundo tem no bolso. Os Smartphones ainda não tem a qualidade fotografia de uma câmera compacta avançada eles já são melhores do que as câmeras compactas básicas oferecendo vários recursos inclusive alguns já permitem controle total da foto, estabilização de imagem e gravando vídeos a 4k de resolução.  Por isso não faz mais sentido comprar uma câmera compacta básica.

E você gostou das respostas? Ficou alguma dúvida ou quer fazer uma pergunta? Deixe aqui nos comentários.

Até mais!