terça-feira, 30 de maio de 2017

Equipamento: ColorChecker

Olá pessoal, hoje o blog fotodica não vai dar dicas sobre técnicas fotográficas mas sim de um ferramenta muito útil principalmente para quem fotografa produtos ou para quem busca obter um controle de cor perfeito, o ColorChecker.


O ColorChecker é um alvo com padrões de cores especiais que corresponderão às cores de amostras de objetos naturais sob qualquer iluminação.

Não entendeu? Vou tentar explicar de outra forma.
Na prática o que realmente ele faz é transportar os valores binários previamente conhecidos das cores representadas no alvo criando um perfil de cor para a câmera que está sendo utilizada para que o sistema interprete as cores corretamente.

Vou dar um exemplo abaixo:

Nessa foto não foi utilizado o ColorChecker.


Já nessa outra já foi feita a calibração da câmera com o ColorChecker.


Percebeu que mesmo sem mudar o balanço de branco algumas cores mudaram e ficaram muito mais próximas do real? Então é isso que o ColorChecker faz.

Agora vou falar como utilizo ele no estúdio.

Primeiro é necessário montar a cena e a iluminação que será utilizada na fotografia.


Como estamos falando em controle de cores, o segundo passo é bater o branco, ou seja, calibrar o White Balance da câmera para a iluminação escolhida. No caso o ColorChecker que estava utilizando possui um cartão cinza e foi por ali que fiz o procedimento.


Depois do balanço de brancos corrigido é hora de fotografar o alvo de cores do ColorChecker.


A partir dai é só fotografar a cena pretendida.


Terminada a cessão EU gosto de fotografar o alvo do ColorChecker novamente para ter certeza que tudo ficou no padrão e então é só passar as fotos para o computador.

Depois de descarregar as fotos no computador eu abro o software do ColorChecker e busco a foto que fiz do padrão de cores para que ele interprete e crie o perfil de cor da câmera.

Após a criação do perfil de cores abro as fotos que vou utilizar no trabalho e aplico o perfil em todas elas para que todas fiquem com o mesmo padrão correto de cores.

Então, gostou da dica? Deixe aqui nos comentários se você já teve a oportunidade de usar o ColorChecker ou suas dúvidas.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário