domingo, 30 de abril de 2017

Técnica: Empilhamento de foco (Focus Stacking)

Hoje vou falar de uma técnica muito usada não só na Macrofotografia mas também na fotografia de produtos. O Empilhamento de foco.

Assim como o HDR o empilhamento de foco consiste em combinar várias imagens para formar apenas uma mas ao invés de trabalhar na exposição como no HDR o trabalho é feito mudando o ponto de foco entre as fotografias.

O empilhamento de foco é muito usado em fotografias macro e fotografia de produtos, principalmente de pequenos objetos. Como a objetiva muito próxima do assunto nesses casos a profundidade de campo fica muito reduzida e mesmo fechando a abertura do diafragma ao máximo pode não ser possível obter nitidez por todo o assunto.
Essa técnica também é usada quando queremos controle absoluto da área a ser focada.

Normalmente nessa técnica tiram-se cinco ou mais fotografias, podendo chegar até centenas principalmente em fotografias macro, e a cada disparo o foco é ajustado manualmente de forma que o próximo ponto de foco comece logo antes que a nitidez devido a curta profundidade de campo do ajuste anterior termine. Isso é feito em toda a área em que pretendemos ter foco.
Após a captura das fotografias é usado um software para edição de imagens onde elas serão mescladas dando origem a imagem final.
Na imagem abaixo usada como exemplo foram feitas 11 fotografias para conseguir esse resultado.


Aqui abaixo são três das onze fotos que compuseram a imagem do exemplo.


Foco no início da cena (borda do potinho)
Foco no meio da cena
Foco no fim da cena

Percebeu como a cena final ficou com nitidez total, desde o potinho até toda a extensão das câmeras? Como disse acima, a cena final possui 11 fotos mescladas entre si e foi usado uma abertura de diafragma F8 e uma distância focal de 135mm.

Poderia usar uma abertura menor? Nesse caso sim pois a objetiva que foi utilizada chegava a uma abertura de até F32 mas chega uma hora que de tão fechado que fica o diafragma que a fotografia começa a perder nitidez por causa da difração. É muito comum que objetivas trabalhem com seu maior potencial de nitidez e aberração cromática 2 ou 3 pontos após a abertura máxima e a partir daí começa a perder nitidez tão preciosa nesse tipo de fotografia.
Essa técnica seria como se estivesse usando várias objetivas ao mesmo tempo para fotografar a cena já que objetivas comuns não conseguem focar mais de um ponto mesmo que a câmera possua dezenas de pontos de foco.

Para conseguir um resultado perfeito o ideal é que nada seja alterado durante a captura de todas as fotos a única coisa a ser alterada é a regulagem do foco. Cena, câmera e luz permaneçam imóveis durante a captura.
Já na fotografia macro é comum que se movimente a câmera para fazer o ajuste já que o foco quase sempre está no limite mínimo. Existem até trilhos para movê-las sem ter maiores problemas.

E você, já fez uso dessa técnica ou ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.
Até mais!

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