domingo, 30 de setembro de 2018
Flash Ou LED?
Olá pessoal,
Hoje em dia com a popularização de vídeos produzidos por câmeras DSLR, também se popularizou um outro tipo de iluminação, a iluminação LED.
O LED foi pensado para ser usado na produção de vídeos, mas não impede usá-los em fotografia.
Diferentemente do flash, a iluminação LED é um tipo de luz continua mas produz uma luz igualmente dura, ou seja, que produz sombras muito projetadas sobre o assunto. Além disso sua cobertura é mais concentrada causando algumas vezes forte vinheta nas fotografias dependendo como é usado.
A princípio o LED parece ser muito fácil de trabalhar, porém em alguns tipos de fotografia apenas.
O LED é interessante para fazer fotos de assuntos estáticos pois ela não congela o assunto como o flash e dependendo do tipo ou tamanho do LED você precisará usar velocidades baixas do obturador pois sua luz é menos potente.
Para fazer retratos e fotos de pessoas esqueça. O LED incomoda demais principalmente se for usado na potência máxima. Já o flash não incomoda tanto e como sua luz é muito rápida, por volta de 1/1000 de segundo o organismo não tem como reagir ao excesso de luz produzido pelo disparo.
O LED pode ser usado juntamente com o flash em algumas ocasiões já que ambos produzem luz branca em locais onde a luz do flash não chega servindo como um complemento quando não se tem um segundo flash a disposição.
Falando em temperatura de cor, alguns tipos de LED já vem com uma gelatina laranja para produzir uma luz mais quente e outros até possibilitam você regular as cores RGB que possibilita obter várias tonalidades de cor. Muito interessante para realizar uam fotografia com iluminação bem criativa.
E você, já pensou em usar iluminação LED nas suas fotografias? Deixe aqui nos comentários sua experiência!
Até mais!
Marcadores:
Brasil,
Brazil,
câmera digital,
Canon,
dicas de fotografia,
dslr,
flash,
Flávio Cabral,
fotodicas,
iluminação,
LED,
RGB,
São Paulo,
SP,
temperatura de cor
Local:
São Paulo, SP, Brasil
Assinar:
Postagens (Atom)