Olá pessoal,
Hoje vou falar de uma técnica de fotografia muito usada mas que muitos tem duvidas como fazer, o time-lapse.
Basicamente o time-lapse consiste em mostrar um evento que demoraria várias horas em poucos segundos através de fotografias sequenciais em um determinado período de tempo entre elas.
Essa técnica é muito usada para demonstrar eventos desde como é o desabrochar de uma flor ou até mesmo a construção de um prédio que pode demorar meses em poucos minutos ou até segundos.
Podemos dizer que o time-lapse é quase a transição da fotografia para o vídeo pois o vídeo nada mais é que varias fotografias passando muito rápido em sequencia para dar o efeito de movimento mas diferentemente do time-lapse esse movimento não é acelerado.
Em um filme convencional geralmente gravam-se 24 ou 30 quadros por segundo, aliás, quadros por segundo significa quantas fotografias (no jargão do cinema chama-se fotogramas) são feitas a cada segundo de vídeo. Já no time-lapse o intervalo pode entre gada fotografia pode subir para vários segundos ou mesmo minutos dependendo do tempo final do evento e do efeito que quer produzir.
Podemos então calcular, para ter um efeito de vídeo digamos assim, cada segundo do time-lapse produzido deva conter 30 fotografias dividido entre o tempo total do evento que queira mostrar.
Na próxima parte da dica vou explicar com mais detalhes como produzir um time-lapse
Até lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário