quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Fotografia Noturna

Hoje vou falar de uma vertente da fotografia de que gosto muito, a fotografia noturna.
A fotografia noturna nos leva a uma atmosfera completamente diferente dos outros tipos de fotografia porque a nossa matéria prima é muito escassa mas também nos dá uma beleza diferente daquela que achamos na fotografia diurna a começar pelo realce e tom das cores.

Caminhada Noturna

Como não temos um astro no céu iluminando tudo a nossa volta precisamos procurar em outros lugares uma iluminação diferente do que estamos acostumados. Geralmente o que se sobressai nessas horas são os postes de iluminação das ruas ou a fachadas de prédios e é aí que está todo encanto da fotografia noturna.

Caminhada Noturna

Essas luzes artificiais não tem um balanço de branco exato geralmente tendendo a esquentar a foto deixando boa parte da fotografia amarelada devido a esses pontos de luz usarem lâmpadas de vapor de sódio, muito parecido com a tonalidade de lâmpadas de tungstênio. Também temos a iluminação   das fachadas de prédios as luzes das janelas dos apartamentos que ficam mais azuladas devido ao uso de lâmpadas frias já que as incandescentes estão caindo cada vez mais em desuso. Também devido a falta de luz as cores se destacam muito mais a noite. Devido a isso a fotografia terá um outro clima, mais quente, mais "aconchegante" e dramática do que aquela feita a luz do dia.


Theatro Municipal de São Paulo Caminhada Noturna Caminhada Noturna

Além de brincar com as cores é nessa hora que adoro buscar os detalhes dos objetos porque eles estarão mais evidenciados nessa hora devido justamente a iluminação como nas fotos abaixo.

Caminhada Noturna Galeria do Rock Caminhada Noturna Repetição 

Também gosto de brincar com a profundidade de campo com objetivas claras para fazer lindos bokeh com os pontos de luzes atrás do assunto.

Caminhada Noturna Centro de SP

Gosto muito também de fazer fotos em PB a noite pois o clima nesse tipo de foto fica todo especial e dependendo do assunto dá uma dramaticidade a cena.

Rua Fantasma Rua Fantasma Rua Fantasma 

Enfim, fotografia noturna é um estilo muito especial e abaixo vou dar umas dicas para ajudar você a fotografar a noite.

1 - Pense onde você vai fotografar.
Antes de sair a noite com seu equipamento é muito interessante que você conheça e estude o lugar onde você vai fotografar. Passe no local de manhã ainda com a luz do Sol para conhecer os pontos de interesse e estude bem onde você pretende fazer as fotos. Também volte a noite ainda sem o equipamento para estudar a iluminação do local. Não levando o equipamento você não se preocupará em fazer as fotos antes disso.

2 - Pense no que vai fotografar.
Quando você estiver estudando o local pense se você vai fotografar pessoas ou a arquitetura do local e imagine como ficará a cena com aquela iluminação.

3 - A câmera.
Ter uma câmera boa e com estabilizador de imagem e controles manuais de exposição já é de grande ajuda nessas horas.
Você terá mais dificuldades usando uma compacta completamente automática pois ela não está "preparada" para interpretar esse tipo de iluminação deixando sua foto com um aspecto horrível.
Com câmeras com controles manuais a sua vida será bem mais fácil desde que saiba como configurá-la.

4 - Não use flash.
O uso do flash na fotografia noturna é completamente desaconselhável pois acaba com o clima da foto. A bela iluminação noturna será destruída pela luz branca do flash.
Além disso por incrível que pareça sua foto ficará escura porque o flash não terá "amplitude" para iluminar toda a cena deixando o fundo da fotografia completamente negro ou na melhor das hipóteses um pontinhos fracos de luz.
Se não tiver jeito de não usar flash o aconselhável é diminuir a potência do flash apenas para iluminar levemente a cena em primeiro plano e usar uma velocidade baixa do obturador sempre fotometrando a cena por completo. Nas compactas o mesmo efeito é obtido pela opção de sincronia lenta do flash ( O raiozinho do flash seguido por SL) mas cuidado, nessa configuração sua foto pode sair tremida mesmo com o uso do flash.

5 - Objetivas claras.
Para facilitar o ideal é usar objetivas claras para poder elevar a velocidade do obturador e evitar fotos tremidas devido ao seu movimento ou o movimento dos objetos.
Também usando objetivas claras podemos fazer lindos bokeh devido a menor profundidade de campo conseguido por esse tipo de objetiva dando ênfase ao assunto principal.
Também podemos fechar o diafragma para obter lindas paisagens e fazer com que as luzes da cidade pareçam estrelas.

6 - Busque o movimento.
Assim como podemos congelar o movimento podemos capturá-lo.
O interessante nesse tipo de fotografia é buscar o movimento, criar borrões de luzes com os carros em movimento ou mesmo a sombra das pessoas passando pelo local. Dependendo da velocidade do obturador podemos até fazer com que as pessoas "sumam". Além disso na longa exposição você pode brincar com as luzes! Muito interessante.
Também podemos usar a técnica de panning para congelar o objeto em movimento e o fundo da fotografia sair completamente borrado.

7 - Não confie no fotômetro.
O fotômetro nesse tipo de fotografia não será 100% confiável como na fotografia diurna. Geralmente ele nunca ficará no meio, no zero, mas sim por volta de um ponto negativo porque ele é enganado pela iluminação. Mesmo o fotômetro mais preciso é enganado nesse tipo de fotografia. Uma hora você pode estar apontando para a luz e noutra hora para a sombra sem perceber. O jeito é ir testando a melhor configuração.

8 - Use um tripé.
Para fotos noturnas o ideal é usar um tripé mas se você não tiver um você pode improvisar apoiando a câmera em uma mureta ou mesmo no chão buscando novos ângulos. Um disparador remoto também ajuda para evitar que a câmera se mexa na hora do click.

9 - Busque novos ângulos.
O interessante da fotografia noturna é que um ângulo que você não achou interessante de manhã pode se tornar muito interessante a noite com a iluminação diferenciada. Tente!

10 - Busque os detalhes.
Como disse anteriormente os detalhes na luz noturna ficam mais evidenciados e saltará aos olhos do espectador. Assim como você buscou novos ângulos busque um detalhe que pode ter passado desapercebido de manhã.

11 - Faça composições e brinque com as cores.
As cores a noite ficam muito mais evidenciadas.
Postes de luz dão um tom amarelado e as luzes dos apartamentos dão o tom oposto. Além disso objetos e monumentos podem estar com outro tipo de iluminação. Os carros fazem traços de luz em ruas e avenidas. Brinque com a composição!

12 -  Foto em PB.
Fotografia noturna da um clima todo especial a fotografia PB.
Elas ficam muito mais dramáticas além disso você pode usar um ISO alto para simular o grão dos antigos filmes. Muito legal!

A fotografia é um estilo que exige o máximo do fotógrafo mas é bastante recompensador e excitante quando o resultado buscado é alcançado.

Até mais!