Olá,
Na última postagem comentei que mesmo usando uma objetiva macro de distância focal diferente o resultado seria o mesmo em relação a ampliação do objeto e agora vou explicar porque.
As objetivas só são consideradas macro se ampliarem o objeto, seja no sensor ou no filme, o fator de ampliação tem que ser entre 1X a 10X do tamanho real do objeto fotografado. Como expliquei anteriormente a reprodução de uma formiga de 2cm deve ocupar os mesmos 2cm no sensor de imagem em uma objetiva de ampliação 1X chamada também de "life size".
Agora se eu quiser usar uma objetiva de maior distância focal para ampliar ainda mais os detalhes faria diferença?
Não se a objetiva em questão tiver o mesmo "fator de ampliação" da objetiva de menor distância focal. O que acontece é que uma maior distância focal implica nesse caso de uma maior distância de foco. Não entendeu? Tudo bem, vou tentar explicar de outra forma.
Quanto maior a distância focal da objetiva mais afastado do objeto vou ter que estar para conseguir focar o objeto, lembrando que a ampliação máxima da objetiva é conseguida na menor distância de foco possível.
Por exemplo em uma objetiva macro "life size" 50mm eu preciso estar a 23cm do objeto para conseguir focar o objeto, em uma objetiva 100mm macro também "life size" a distância mínima de foco seria a 30cm que daria praticamente a mesma imagem com a mesma proporção de ampliação no final e é por isso que em fotografia macro a ampliação da objetiva é mais importante que a distância focal.
A diferença de usar objetivas de distâncias focais diferentes está principalmente na profundidade de campo, no assunto e também quanto mais longa a objetiva for mais propenso a tremidas pois além de mais pesadas, quanto maior for a distância focal da objetiva, mais elas "sentem" o tremor da mão do fotógrafo e é por isso que quase todas as fotos macro são utilizados tripés.
ainda restou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!
Até a próxima dica!
Nenhum comentário:
Postar um comentário