sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Objetivas


Objetivas nada mais são que um conjunto de lentes que possibilitam o foco da imagem.

Existem três grupos básicos de objetivas diferenciando-se apenas pela distância focal.

Distância focal, para resumir, é a distância do centro da objetiva focada no infinito onde a luz converge até o plano focal que seria o filme fotográfico ou o sensor de imagem. Ela é expressa em milímetros e é inversamente ao ângulo de visão que ela capta.

Existem três grupos básicos de objetivas.

As Normais:
















Objetiva normal é chamada assim porque cobrem o mesmo ângulo de visão do olho humano, 46º. A distância focal dela numa câmera de pequeno formato é de 50mm, também chamada carinhosamente de cinquentinha.

Grande Angulares:












Objetiva grande angular são todas aquelas que tem distância focal menor do que 50mm e como o próprio nome já diz ela tem um grande campo de visão chegando até 180º nas objetivas de 8mm. Nesse grupo estão situadas as objetivas olho de peixe. Elas são de difícil utilização pois é o grupo que mais distorce a fotografia.

Tele-objetivas:









Ou simplesmente tele, são objetivas com distância focal maior que 50mm. Elas tem um ângulo de visão bem restrito. São usadas geralmente para fotografar assuntos a distância como fotos de natureza ou esportes onde não dá para chegar próximo para fazer a foto. Também de difícil utilização (principalmente as objetivas que tem maior distância focal) porque é objetiva que mais “sente” o tremor das mãos do fotógrafo resultando em fotos tremidas ou borradas mas existem objetivas com estabilizador de imagem que minimiza bastante esse problema.

Objetivas Zoom:












Em todos os grupos temos as objetivas zoom que são objetivas com a distância focal variável. São muito práticas pois não precisa que o fotógrafo troque a toda hora a objetiva dependendo do assunto.

Por exemplo, uma objetiva com a nomenclatura 75-300mm significa que ela é uma teleobjetiva zoom onde a menor distância focal é 75mm e a maior distancia focal que ela alcança é 300mm.

No exemplo abaixo eu tirei duas fotos na mesma distância do objeto apenas alterando a distância focal da objetiva, ou seja dando um zoom.


 Foto com a menor distância focal:
 

Menor distância focal: 75mm

 


 Foto com a maior distância focal:





Maior distância focal: 300mm











Temos também objetivas zoom que vão desde uma grande angular até tele-objetiva. Um exemplo é a objetiva 18-200mm em que na posição de 18mm como foi explicado acima é grande angular e na posição 200mm já que considerada tele-objetiva.

Toda objetiva também possui a distância mínima de foco que tem como símbolo uma flor, ela indica a distância mínima que a objetiva precisa ficar do objeto para conseguir focá-lo.
Distância mínima de foco da tele-objetiva 75-300: um metro e meio ou 4.9 pés
Existem objetivas que permitem que chegue mais próximo ao assusto mesmo tendo a mesma distância focal, são as Objetivas Macro.

Objetivas Macro:
Foto c/ objetiva Macro
 Objetivas MACRO são usadas para tirar fotos bem perto do assunto. São usadas principalmente para tirar fotos de flores, insetos e objetos bem pequenos. Macrofotografia não é apenas uma foto de perto, mas uma foto que mostre mais detalhes do que o olho humano consegue enxergar fazendo um mundo pequeno parecer macro, grande, por isso o nome desse tipo de fotografia, no caso a foto que usei como exemplo possui o tamanho menor que uma moeda de um centavo. Existem acessórios como filtros ou tubos de extensão que podem transformar uma objetiva normal em macro.

Na objetiva também encontra-se o diafragma que é responsável pela quantidade de luz que passará da objetiva mas sobre ele e seus efeitos na fotografia vou falar nas próximas postagens.
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário