E ai pessoal, o que vocês vão fazer nesse carnaval?
O Carnaval é uma oportunidade excelente de fazer grandes fotos principalmente para os retratistas de plantão!
No carnaval você tem infinitas possibilidades de soltar sua imaginação realizando inúmeras composições com formas e cores.
Você pode realizar retratos dos foliões com as mais diversas maquiagens e fantasias, fotos dos carros alegóricos que na maioria são verdadeiras obras de arte.
Nos blocos de rua você pode retratar a multidão dançando e se divertindo, já na quadra da escola de samba do seu coração você pode fazer lindas fotos dos passistas e suas evoluções, da bateria empenhada em produzir a melhor batida.
Enfim, o carnaval é uma das melhores épocas para se fotografar mas cuidado com o lugar escolhido pois assim como a alegria existem também muita malandragem, se cuide na hora de fotografar.
Vou passar algumas dicas de segurança para você não passar aperto nesses dias:
1 - Procure sempre um local com pessoas, nunca fique sozinho.
2 - Não se distraia facilmente, sempre fique alerta para o que acontece ao seu redor
3 - Procure estar próximo ao carro de som, geralmente a mais segurança lá
4 - Não deixe seu equipamento fora de vista. Mochila grande ou de costas, nem pensar.
5 - Não dê trela para ninguém, seja simpático mas não puxe conversa pois é uma forma de distração.
6 - Leve apenas o necessário
7 - Não deixe objetos a mostra
8 - Procure estar próximos a seguranças ou viaturas de polícia para ter maior segurança.
9 - Se for bloco, conheça seu organizador e busque orientações se necessário
10 - Conheça o público a ser fotografado.
É isso!
Bom Carnaval a todos!!!
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019
Vai fotografar nesse carnaval?
Marcadores:
Blocos de rua,
Brazil,
câmera,
Canon. bloquinho de carnaval,
Carnaval,
Carnival,
dicas de carnaval,
dicas de fotografia,
dslr,
fotografia,
São Paulo,
SP
Local:
São Paulo, SP, Brasil
quarta-feira, 30 de janeiro de 2019
Desafio fotográfico: Fotografia analógica
Olá pessoal.
Nesse tempo de digital tenho um desafio de começo de ano bem legal para vocês que servirá para treinar e melhorar cada vez mais a arte da fotografia e de quebra ajudar também a montar um portfólio.
Em tempos de fotografia digital onde são tiradas milhares de fotos por vez, vocês já pensaram em fotografar de forma analógica?
O desafio é o seguinte e vai durar até Dezembro:
Para você que não possui equipamento analógico, de filme, funciona assim:
Você vai pegar sua câmera digital, colocar em modo Manual, (as que tiverem) cobrir ou desligar o LCD para não visualizar a fotografia após a captura e você terá no máximo 36 fotos por dia que é a quantidade máxima de poses de um filme comercial de 35mm. Você também não poderá alterar o ISO enquanto não fotografar as 36 poses ou até terminar a seção do dia. è preferível mas você não precisará fotografar todos os dias, você precisará ter uma fotografia por semana pelo menos. Durante essa primeira parte você poderá escolher uma fotografia por dia e postar no Instagram com a hashtag #desafiofotodica2019 para acompanhar o resultado de cada participante
Na segunda parte você escolherá a melhor foto e reservá-la para mandar imprimir de preferência em um laboratório junto com as outras doze fotos que você fará no ano. Lembre-se você terá que escolher apenas uma foto por mês e as outras serão descartadas.
No final do desafio você terá uma seleção de doze de suas melhores fotos que servirá para a montagem do seu portfólio.
Esse desafio serve para você treinar o olhar e não sair disparando a torto e a direito qualquer coisa que ver pelo caminho. Ou seja, você precisará pensar em cada fotografia a ser tirada, em cada detalhe para que a foto não seja perdida.
E você, topa o desafio?
Vou passar as regras novamente aqui abaixo:
1ª Parte:
1 - Usar sua câmera em modo manual
2 - Desligar o LCD para não visualizar a foto após a captura
3 - Poderá realizar apenas 36 fotos por dia (Não precisa ser todo dia)
4 - Não poderá alterar o ISO durante o dia todo.
5 - Escolher uma foto feita no dia e postar com a hashtag #desafiofotodica2019
2ª Parte:
1 - Escolher a melhor foto feita no mês e reservá-la
2 - Imprimir apenas 12 fotos escolhidas durante os 12 meses do ano
3 - Montar um álbum com essas 12 fotos.
Esse é o desafio.
Comentem aqui abaixo se vão participar e querem um encontro fotográfico no fim do ano para comentar o resultado do desafio.
Até a próxima dica!!!
Nesse tempo de digital tenho um desafio de começo de ano bem legal para vocês que servirá para treinar e melhorar cada vez mais a arte da fotografia e de quebra ajudar também a montar um portfólio.
Em tempos de fotografia digital onde são tiradas milhares de fotos por vez, vocês já pensaram em fotografar de forma analógica?
O desafio é o seguinte e vai durar até Dezembro:
Para você que não possui equipamento analógico, de filme, funciona assim:
Você vai pegar sua câmera digital, colocar em modo Manual, (as que tiverem) cobrir ou desligar o LCD para não visualizar a fotografia após a captura e você terá no máximo 36 fotos por dia que é a quantidade máxima de poses de um filme comercial de 35mm. Você também não poderá alterar o ISO enquanto não fotografar as 36 poses ou até terminar a seção do dia. è preferível mas você não precisará fotografar todos os dias, você precisará ter uma fotografia por semana pelo menos. Durante essa primeira parte você poderá escolher uma fotografia por dia e postar no Instagram com a hashtag #desafiofotodica2019 para acompanhar o resultado de cada participante
Na segunda parte você escolherá a melhor foto e reservá-la para mandar imprimir de preferência em um laboratório junto com as outras doze fotos que você fará no ano. Lembre-se você terá que escolher apenas uma foto por mês e as outras serão descartadas.
No final do desafio você terá uma seleção de doze de suas melhores fotos que servirá para a montagem do seu portfólio.
Esse desafio serve para você treinar o olhar e não sair disparando a torto e a direito qualquer coisa que ver pelo caminho. Ou seja, você precisará pensar em cada fotografia a ser tirada, em cada detalhe para que a foto não seja perdida.
E você, topa o desafio?
Vou passar as regras novamente aqui abaixo:
1ª Parte:
1 - Usar sua câmera em modo manual
2 - Desligar o LCD para não visualizar a foto após a captura
3 - Poderá realizar apenas 36 fotos por dia (Não precisa ser todo dia)
4 - Não poderá alterar o ISO durante o dia todo.
5 - Escolher uma foto feita no dia e postar com a hashtag #desafiofotodica2019
2ª Parte:
1 - Escolher a melhor foto feita no mês e reservá-la
2 - Imprimir apenas 12 fotos escolhidas durante os 12 meses do ano
3 - Montar um álbum com essas 12 fotos.
Esse é o desafio.
Comentem aqui abaixo se vão participar e querem um encontro fotográfico no fim do ano para comentar o resultado do desafio.
Até a próxima dica!!!
Marcadores:
APS-C,
Brasil,
Brazil,
câmera de filme,
câmera digital,
curiosidades,
Desafio fotodica,
dicas de fotografia,
dicas fotográficas,
dslr,
Flávio Cabral,
fotografia analógica,
São Paulo,
SP
Local:
São Paulo, SP, Brasil
domingo, 30 de dezembro de 2018
Resumo 2018
Olá pessoal!
Mais um ano acabando e o Blog Fotodica continua dando dicas fáceis de fotografia para que todos aprendam essa incrível arte.
Esse ano foi um pouco mais difícil para o Blog Fotodica.
Tivemos uma queda de visualizações devido algumas leis aprovadas na Europa mas que mesmo assim refletiu um pouco aqui no blog e também para os criadores de conteúdo mas nada que desanimasse.
O Blog Fotodica continuou dando suas dicas e nesse ano falamos sobre como podemos ser mais criativos na hora de fotografar saindo das fotografias clichês que todos tentam fazer.
Também falamos um pouco sobre iluminação, como a diferença de usar flash ou luz continua de LED na hora de fotografar e as dificuldades de cada uma.
Respondemos também algumas perguntas que sempre são feitas nos comentários ou pessoalmente.
Inauguramos uma nova "seção" onde várias curiosidades são expostas, o Fotocuriosidade. Muito interessante.
Enfim, o Blog Fotodica independente que aconteça, sempre continuará dando as mais variadas dicas de fotografia e por isso precisamos muito, mas muito mesmo de sua ajuda.
Deixe aqui nos comentários quais assuntos de fotografia vocês querem que o Blog fotodica fale e que podem virar curiosidades.
Enfim, um grande abraço a todos os leitores do Blog Fotodica e que tanham um 2019 maravilhoso e com muitas fotografias!
Até o ano que vem!!!
Mais um ano acabando e o Blog Fotodica continua dando dicas fáceis de fotografia para que todos aprendam essa incrível arte.
Esse ano foi um pouco mais difícil para o Blog Fotodica.
Tivemos uma queda de visualizações devido algumas leis aprovadas na Europa mas que mesmo assim refletiu um pouco aqui no blog e também para os criadores de conteúdo mas nada que desanimasse.
O Blog Fotodica continuou dando suas dicas e nesse ano falamos sobre como podemos ser mais criativos na hora de fotografar saindo das fotografias clichês que todos tentam fazer.
Também falamos um pouco sobre iluminação, como a diferença de usar flash ou luz continua de LED na hora de fotografar e as dificuldades de cada uma.
Respondemos também algumas perguntas que sempre são feitas nos comentários ou pessoalmente.
Inauguramos uma nova "seção" onde várias curiosidades são expostas, o Fotocuriosidade. Muito interessante.
Enfim, o Blog Fotodica independente que aconteça, sempre continuará dando as mais variadas dicas de fotografia e por isso precisamos muito, mas muito mesmo de sua ajuda.
Deixe aqui nos comentários quais assuntos de fotografia vocês querem que o Blog fotodica fale e que podem virar curiosidades.
Enfim, um grande abraço a todos os leitores do Blog Fotodica e que tanham um 2019 maravilhoso e com muitas fotografias!
Até o ano que vem!!!
Marcadores:
ano novo,
APS-C,
Brasil,
Brazil,
câmera digital,
Camera fotográfica,
Canon,
dica de fotografia,
dicas de fotografia,
dslr,
europa,
final de ano,
fotodica,
reflex,
resumo,
São Paulo
Local:
São Paulo, SP, Brasil
sexta-feira, 30 de novembro de 2018
Fotografias Natalinas
Olá pessoal.
Natal chegando e novamente temos a oportunidade de realizar lindas fotos nesse mês de Dezembro.
Para isso vou recapitular algumas dicas que já dei aqui para poder aproveitar o máximo fotograficamente essa data.
Nesse começo de mês o pessoal começa a colocar os enfeites nas fachadas das casas com luzinhas, adereços e tudo que lembre o Natal.
Para isso podemos aproveitar a dica de fotografia noturna que deixei lá em 2014 para começarmos bem a noite e mostrar como os enfeites da rua a deixam muito bonita de uma forma geral.
http://fotodica.blogspot.com/2014/10/fotografia-noturna.html
Agora tenho mais duas dicas para fotografar os enfeites propriamente dito e são essas:
Podemos fazer uma boa composição dos enfeites com a rua, com os objetos em volta etc... para isso essa dica vai ajudar:
http://fotodica.blogspot.com/2012/01/composicao-primeira-parte.html
Também podemos usar essa para ajudar:
http://fotodica.blogspot.com/2016/07/fotografia-criativa-bokeh.html
Junto com ela podemos usar um filtro na objetiva que dá um efeito bem legal e por vezes até artístico nas luzinhas de Natal
http://fotodica.blogspot.com/2013/07/filtro-cross-screen.html
Além disso junto com o tema composição podemos usar essas dicas para dar um ar diferente em nossas fotos natalinas:
http://fotodica.blogspot.com/2018/10/SejaCriativo.html
http://fotodica.blogspot.com/2018/04/ForaDaCaixinha.html
Ou mesmo essa que demorou três meses para completar a dica, a fotografia macro onde podemos retratar os mínimos detalhes de cada enfeite ou o que desejar para esse natal:
http://fotodica.blogspot.com/2017/02/dicas-macro.html
Também não devemos perder oportunidades de fazer boas fotografias só por conta da escuridão, então podemos usar essa dica:
http://fotodica.blogspot.com/2018/06/isoalto.html
Apesar da época ser muito colorida que tal fazer algumas fotos em PB para diferenciar das "fotografias comuns":
http://fotodica.blogspot.com/2014/11/fotografia-em-pb-preto-e-branco.html
Espero que essas dicas tenham inspirado vocês a fotografar nesse natal mas apesar de tantas dicas já passadas aqui no "Blog Fotodica" não deixe de passar a data e aproveite muito bem seu natal com sua família e amigos pois o verdadeiro espírito de natal é o prazer de estarmos com nossos entes queridos e compartilhar nossa felicidade.
Até a próxima dica!
Natal chegando e novamente temos a oportunidade de realizar lindas fotos nesse mês de Dezembro.
Para isso vou recapitular algumas dicas que já dei aqui para poder aproveitar o máximo fotograficamente essa data.
Nesse começo de mês o pessoal começa a colocar os enfeites nas fachadas das casas com luzinhas, adereços e tudo que lembre o Natal.
Para isso podemos aproveitar a dica de fotografia noturna que deixei lá em 2014 para começarmos bem a noite e mostrar como os enfeites da rua a deixam muito bonita de uma forma geral.
http://fotodica.blogspot.com/2014/10/fotografia-noturna.html
Agora tenho mais duas dicas para fotografar os enfeites propriamente dito e são essas:
Podemos fazer uma boa composição dos enfeites com a rua, com os objetos em volta etc... para isso essa dica vai ajudar:
http://fotodica.blogspot.com/2012/01/composicao-primeira-parte.html
Também podemos usar essa para ajudar:
http://fotodica.blogspot.com/2016/07/fotografia-criativa-bokeh.html
Junto com ela podemos usar um filtro na objetiva que dá um efeito bem legal e por vezes até artístico nas luzinhas de Natal
http://fotodica.blogspot.com/2013/07/filtro-cross-screen.html
Além disso junto com o tema composição podemos usar essas dicas para dar um ar diferente em nossas fotos natalinas:
http://fotodica.blogspot.com/2018/10/SejaCriativo.html
http://fotodica.blogspot.com/2018/04/ForaDaCaixinha.html
Ou mesmo essa que demorou três meses para completar a dica, a fotografia macro onde podemos retratar os mínimos detalhes de cada enfeite ou o que desejar para esse natal:
http://fotodica.blogspot.com/2017/02/dicas-macro.html
Também não devemos perder oportunidades de fazer boas fotografias só por conta da escuridão, então podemos usar essa dica:
http://fotodica.blogspot.com/2018/06/isoalto.html
Apesar da época ser muito colorida que tal fazer algumas fotos em PB para diferenciar das "fotografias comuns":
http://fotodica.blogspot.com/2014/11/fotografia-em-pb-preto-e-branco.html
Espero que essas dicas tenham inspirado vocês a fotografar nesse natal mas apesar de tantas dicas já passadas aqui no "Blog Fotodica" não deixe de passar a data e aproveite muito bem seu natal com sua família e amigos pois o verdadeiro espírito de natal é o prazer de estarmos com nossos entes queridos e compartilhar nossa felicidade.
Até a próxima dica!
Marcadores:
Brasil,
Brazil,
Camera fotográfica,
Canon,
dicas de fotografia,
dslr,
Flávio Cabral,
fotodica,
fotografia natalina,
Natal,
photo,
São Paulo
Local:
São Paulo, SP, Brasil
terça-feira, 30 de outubro de 2018
Seja criativo! (rápidinhas)
Olá pessoal!
Hoje para se destacar na fotografia diante de milhares você ter que ser criativo!
Vou falar três dicas sobre como você pode se destacar na fotografia criativa.
1 - Retrate sem mostrar o retratado
Você pode em vez de capturar a imagem física do seu modelo, mostrando rosto, corpo etc. Você pode capturar apenas os detalhes.
Você pode usar a sombra projetada no chão ou na parede, pode também usar algum detalhe do corpo do seu fotografado que dê para reconhece-lo como uma tatuagem, parte do rosto, joias como aliança, colar, brinco... Use sua imaginação para poder ser criativo.
2 - Mude a perspectiva:
Muito de nós somos acostumados a fotografar de pé ou mesmo ajoelhado dependendo do caso.
Você pode mudar essa perspectiva subindo em algum local para fazer fotos de cima para baixo, ou de baixo para cima que dará a sensação de imponência. Você pode se aproximar do assunto, inclinar a câmera... Enfim, evite aquele olhar comum, seja criativo!Ah, lembre-se, fotografia tem regras e regras podem ser quebradas!
3 - Fique invisível ao público
As vezes as melhores cenas são as mais espontâneas.
De vez em quando é interessante ficarmos invisíveis aos olhos dos outros pois podemos capturar as melhores cenas.
Ao ficar quietinho em um canto podemos ter a tranquilidade para realizar nossas melhores fotos e o mais legal é que podemos usar a criatividade do nosso fotografado para nos auxiliar. Tente, é divertido as cenas que podem ser produzidas!
E então gostaram dessas dicas rapidinhas? Deixe aqui nos comentários!
Abraços e até a próxima FOTODICA!
Hoje para se destacar na fotografia diante de milhares você ter que ser criativo!
Vou falar três dicas sobre como você pode se destacar na fotografia criativa.
1 - Retrate sem mostrar o retratado
Você pode em vez de capturar a imagem física do seu modelo, mostrando rosto, corpo etc. Você pode capturar apenas os detalhes.
Você pode usar a sombra projetada no chão ou na parede, pode também usar algum detalhe do corpo do seu fotografado que dê para reconhece-lo como uma tatuagem, parte do rosto, joias como aliança, colar, brinco... Use sua imaginação para poder ser criativo.
2 - Mude a perspectiva:
Muito de nós somos acostumados a fotografar de pé ou mesmo ajoelhado dependendo do caso.
Você pode mudar essa perspectiva subindo em algum local para fazer fotos de cima para baixo, ou de baixo para cima que dará a sensação de imponência. Você pode se aproximar do assunto, inclinar a câmera... Enfim, evite aquele olhar comum, seja criativo!Ah, lembre-se, fotografia tem regras e regras podem ser quebradas!
3 - Fique invisível ao público
As vezes as melhores cenas são as mais espontâneas.
De vez em quando é interessante ficarmos invisíveis aos olhos dos outros pois podemos capturar as melhores cenas.
Ao ficar quietinho em um canto podemos ter a tranquilidade para realizar nossas melhores fotos e o mais legal é que podemos usar a criatividade do nosso fotografado para nos auxiliar. Tente, é divertido as cenas que podem ser produzidas!
E então gostaram dessas dicas rapidinhas? Deixe aqui nos comentários!
Abraços e até a próxima FOTODICA!
Marcadores:
.blog fotodica,
APS-C,
blog fotodica,
Brasil,
Brazil,
câmera,
camera digital,
Canon,
dicas rapidinhas,
Flávio Cabral,
fotografia criativa,
Sã oPaulo
domingo, 30 de setembro de 2018
Flash Ou LED?
Olá pessoal,
Hoje em dia com a popularização de vídeos produzidos por câmeras DSLR, também se popularizou um outro tipo de iluminação, a iluminação LED.
O LED foi pensado para ser usado na produção de vídeos, mas não impede usá-los em fotografia.
Diferentemente do flash, a iluminação LED é um tipo de luz continua mas produz uma luz igualmente dura, ou seja, que produz sombras muito projetadas sobre o assunto. Além disso sua cobertura é mais concentrada causando algumas vezes forte vinheta nas fotografias dependendo como é usado.
A princípio o LED parece ser muito fácil de trabalhar, porém em alguns tipos de fotografia apenas.
O LED é interessante para fazer fotos de assuntos estáticos pois ela não congela o assunto como o flash e dependendo do tipo ou tamanho do LED você precisará usar velocidades baixas do obturador pois sua luz é menos potente.
Para fazer retratos e fotos de pessoas esqueça. O LED incomoda demais principalmente se for usado na potência máxima. Já o flash não incomoda tanto e como sua luz é muito rápida, por volta de 1/1000 de segundo o organismo não tem como reagir ao excesso de luz produzido pelo disparo.
O LED pode ser usado juntamente com o flash em algumas ocasiões já que ambos produzem luz branca em locais onde a luz do flash não chega servindo como um complemento quando não se tem um segundo flash a disposição.
Falando em temperatura de cor, alguns tipos de LED já vem com uma gelatina laranja para produzir uma luz mais quente e outros até possibilitam você regular as cores RGB que possibilita obter várias tonalidades de cor. Muito interessante para realizar uam fotografia com iluminação bem criativa.
E você, já pensou em usar iluminação LED nas suas fotografias? Deixe aqui nos comentários sua experiência!
Até mais!
Marcadores:
Brasil,
Brazil,
câmera digital,
Canon,
dicas de fotografia,
dslr,
flash,
Flávio Cabral,
fotodicas,
iluminação,
LED,
RGB,
São Paulo,
SP,
temperatura de cor
Local:
São Paulo, SP, Brasil
quinta-feira, 30 de agosto de 2018
Sete Anos do Blog Fotodica
Olá pessoal,
No mês de Agosto de 2011, antes mesmo do atentado terrorista das torres gêmeas do World Trade Center em Nova York, começava aqui um blog sobre dicas de fotografia.
Um blog não com qualquer dicas "jogadas ao vento". Um Blog com dicas realmente pensadas e produzidas para ajudar desde o amante de fotografia (ou o que estaria para se apaixonar lendo as dicas) até o mais profissional dos fotógrafos do mundo.
Para agradar a todos e não deixar ninguém de fora "boiando na internet" ;-) o formato pensado foi de dar dicas rápidas, básicas mas com conteúdo e varias fotos ilustrativas feitas especialmente para o blog ajudando não só os mais experientes mas também até quem está tendo o primeiro contato com essa área.
Essa é a chave do sucesso que tem sido até o hoje o "BLOG FOTODICA".
O Blog começou tímido com algumas dezenas de leitores mensais e dicas bem básicas de como segurar corretamente a câmera, seus componentes e regrinhas básicas.
Hoje com milhares de visitas mensais o blog inaugurou algumas seções como o fotoentrevista e no ultimo mês a seção fotocuriosidade onde serão tratadas as curiosidades da área e também de equipamentos fotográficos.
O blog continuará com dicas mensais mas ele também precisa da ajuda de vocês comentando e compartilhando com todos seus amigos para que cresça cada vez mais!
Você também pode participar comentando abaixo qual dica você quer ver no próximo mês! Vamos lá, participe!
Grande abraço de todos da equipe FOTODICA!
No mês de Agosto de 2011, antes mesmo do atentado terrorista das torres gêmeas do World Trade Center em Nova York, começava aqui um blog sobre dicas de fotografia.
Um blog não com qualquer dicas "jogadas ao vento". Um Blog com dicas realmente pensadas e produzidas para ajudar desde o amante de fotografia (ou o que estaria para se apaixonar lendo as dicas) até o mais profissional dos fotógrafos do mundo.
Para agradar a todos e não deixar ninguém de fora "boiando na internet" ;-) o formato pensado foi de dar dicas rápidas, básicas mas com conteúdo e varias fotos ilustrativas feitas especialmente para o blog ajudando não só os mais experientes mas também até quem está tendo o primeiro contato com essa área.
Essa é a chave do sucesso que tem sido até o hoje o "BLOG FOTODICA".
O Blog começou tímido com algumas dezenas de leitores mensais e dicas bem básicas de como segurar corretamente a câmera, seus componentes e regrinhas básicas.
Hoje com milhares de visitas mensais o blog inaugurou algumas seções como o fotoentrevista e no ultimo mês a seção fotocuriosidade onde serão tratadas as curiosidades da área e também de equipamentos fotográficos.
O blog continuará com dicas mensais mas ele também precisa da ajuda de vocês comentando e compartilhando com todos seus amigos para que cresça cada vez mais!
Você também pode participar comentando abaixo qual dica você quer ver no próximo mês! Vamos lá, participe!
Grande abraço de todos da equipe FOTODICA!
Marcadores:
.blog fotodica,
aniversário,
Brasil,
Brazil,
Canon,
crop,
dicas de fotografia,
dicas rápidas,
full frame,
Rebel,
São Paulo
Local:
São Paulo, SP, Brasil
Assinar:
Postagens (Atom)