domingo, 30 de dezembro de 2018

Resumo 2018

Olá pessoal!
Mais um ano acabando e o Blog Fotodica continua dando dicas fáceis de fotografia para que todos aprendam essa incrível arte.

Esse ano foi um pouco mais difícil para o Blog Fotodica.

Tivemos uma queda de visualizações devido algumas leis aprovadas na Europa mas que mesmo assim refletiu um pouco aqui no blog e também para os criadores de conteúdo mas nada que desanimasse.

O Blog Fotodica continuou dando suas dicas e nesse ano falamos sobre como podemos ser mais criativos na hora de fotografar saindo das fotografias clichês que todos tentam fazer.

Também falamos um pouco sobre iluminação, como a diferença de usar flash ou luz continua de LED na hora de fotografar e as dificuldades de cada uma.

Respondemos também algumas perguntas que sempre são feitas nos comentários ou pessoalmente.

Inauguramos uma nova "seção" onde várias curiosidades são expostas, o Fotocuriosidade. Muito interessante.

Enfim, o Blog Fotodica independente que aconteça, sempre continuará dando as mais variadas dicas de fotografia e por isso precisamos muito, mas muito mesmo de sua ajuda.

Deixe aqui nos comentários quais assuntos de fotografia vocês querem que o Blog fotodica fale e que podem virar curiosidades.

Enfim, um grande abraço a todos os leitores do Blog Fotodica e que tanham um 2019 maravilhoso e com muitas fotografias!

Até o ano que vem!!!

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Fotografias Natalinas

Olá pessoal.
Natal chegando e novamente temos a oportunidade de realizar lindas fotos nesse mês de Dezembro.
Para isso vou recapitular algumas dicas que já dei aqui para poder aproveitar o máximo fotograficamente essa data.

Nesse começo de mês o pessoal começa a colocar os enfeites nas fachadas das casas com luzinhas, adereços e tudo que lembre o Natal.

Para isso podemos aproveitar a dica de fotografia noturna que deixei lá em 2014 para começarmos bem a noite e mostrar como os enfeites da rua a deixam muito bonita de uma forma geral.

http://fotodica.blogspot.com/2014/10/fotografia-noturna.html

Agora tenho mais duas dicas para fotografar os enfeites propriamente dito e são essas:
Podemos fazer uma boa composição dos enfeites com a rua, com os objetos em volta etc... para isso essa dica vai ajudar:

http://fotodica.blogspot.com/2012/01/composicao-primeira-parte.html

Também podemos usar essa para ajudar:

 http://fotodica.blogspot.com/2016/07/fotografia-criativa-bokeh.html

Junto com ela podemos usar um filtro na objetiva que dá um efeito bem legal e por vezes até artístico nas luzinhas de Natal

http://fotodica.blogspot.com/2013/07/filtro-cross-screen.html

Além disso junto com o tema composição podemos usar essas dicas para dar um ar diferente em nossas fotos natalinas:

http://fotodica.blogspot.com/2018/10/SejaCriativo.html

http://fotodica.blogspot.com/2018/04/ForaDaCaixinha.html

Ou mesmo essa que demorou três meses para completar a dica, a fotografia macro onde podemos retratar os mínimos detalhes de cada enfeite ou o que desejar para esse natal:

http://fotodica.blogspot.com/2017/02/dicas-macro.html
  
Também não devemos perder oportunidades de fazer boas fotografias só por conta da escuridão, então podemos usar essa dica:

http://fotodica.blogspot.com/2018/06/isoalto.html

Apesar da época ser muito colorida que tal fazer algumas fotos em PB para diferenciar das "fotografias comuns":

http://fotodica.blogspot.com/2014/11/fotografia-em-pb-preto-e-branco.html

Espero que essas dicas tenham inspirado vocês a fotografar nesse natal mas apesar de tantas dicas já passadas aqui no "Blog Fotodica" não deixe de passar a data e aproveite muito bem seu natal com sua família e amigos pois o verdadeiro espírito de natal é o prazer de estarmos com nossos entes queridos e compartilhar nossa felicidade.

Até a próxima dica!

terça-feira, 30 de outubro de 2018

Seja criativo! (rápidinhas)

Olá pessoal!

Hoje para se destacar na fotografia diante de milhares você ter que ser criativo!

Vou falar três dicas sobre como você pode se destacar na fotografia criativa.

1 - Retrate sem mostrar o retratado

Você pode em vez de capturar a imagem física do seu modelo, mostrando rosto, corpo etc. Você pode capturar apenas os detalhes.

Você pode usar a sombra projetada no chão ou na parede, pode também usar algum detalhe do corpo do seu fotografado que dê para reconhece-lo como uma tatuagem, parte do rosto, joias como aliança, colar, brinco... Use sua imaginação para poder ser criativo.

2 - Mude a perspectiva:

Muito de nós somos acostumados a fotografar de pé ou mesmo ajoelhado dependendo do caso.

Você pode mudar essa perspectiva subindo em algum local para fazer fotos de cima para baixo, ou de baixo para cima que dará a sensação de imponência. Você pode se aproximar do assunto, inclinar a câmera... Enfim, evite aquele olhar comum, seja criativo!Ah, lembre-se, fotografia tem regras e regras podem ser quebradas!

3 - Fique invisível ao público

As vezes as melhores cenas são as mais espontâneas.
De vez em quando é interessante ficarmos invisíveis aos olhos dos outros pois podemos capturar as melhores cenas.
Ao ficar quietinho em um canto podemos ter a tranquilidade para realizar nossas melhores fotos e o mais legal é que podemos usar a criatividade do nosso fotografado para nos auxiliar. Tente, é divertido as cenas que podem ser produzidas!

E então gostaram dessas dicas rapidinhas? Deixe aqui nos comentários!

Abraços e até a próxima FOTODICA!




domingo, 30 de setembro de 2018

Flash Ou LED?


Olá pessoal,

Hoje em dia com a popularização de vídeos produzidos por câmeras DSLR, também se popularizou um outro tipo de iluminação, a iluminação LED.

O LED foi pensado para ser usado na produção de vídeos, mas não impede usá-los em fotografia. 

Diferentemente do flash, a iluminação LED é um tipo de luz continua mas produz uma luz igualmente dura, ou seja, que produz sombras muito projetadas sobre o assunto. Além disso sua cobertura é mais concentrada causando algumas vezes forte vinheta nas fotografias dependendo como é usado.

A princípio o LED parece ser muito fácil de trabalhar, porém em alguns tipos de fotografia apenas.

O LED é interessante para fazer fotos de assuntos estáticos pois ela não congela o assunto como o flash e dependendo do tipo ou tamanho do LED você precisará usar velocidades baixas do obturador pois sua luz é menos potente.

Para fazer retratos e fotos de pessoas esqueça. O LED incomoda demais principalmente se for usado na potência máxima. Já o flash não incomoda tanto e como sua luz é muito rápida, por volta de 1/1000 de segundo o organismo não tem como reagir ao excesso de luz produzido pelo disparo.

O LED pode ser usado juntamente com o flash em algumas ocasiões já que ambos produzem luz branca em locais onde a luz do flash não chega servindo como um complemento quando não se tem um segundo flash a disposição.

Falando em temperatura de cor, alguns tipos de LED já vem com uma gelatina laranja para produzir uma luz mais quente e outros até possibilitam você regular as cores RGB que possibilita obter várias tonalidades de cor. Muito interessante para realizar uam fotografia com iluminação bem criativa.

E você, já pensou em usar iluminação LED nas suas fotografias? Deixe aqui nos comentários sua experiência!

Até mais!

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Sete Anos do Blog Fotodica

Olá pessoal,

No mês de Agosto de 2011, antes mesmo do atentado terrorista das torres gêmeas do World Trade Center em Nova York,  começava aqui um blog sobre dicas de fotografia.

Um blog não com qualquer dicas "jogadas ao vento". Um Blog com dicas realmente pensadas e produzidas para ajudar desde o amante de fotografia (ou o que estaria para se apaixonar lendo as dicas) até o mais profissional dos fotógrafos do mundo.

Para agradar a todos e não deixar ninguém de fora "boiando na internet" ;-) o formato pensado foi de dar dicas rápidas, básicas mas com conteúdo e varias fotos ilustrativas feitas especialmente para o blog ajudando não só os mais experientes mas também até quem está tendo o primeiro contato com essa área.

Essa é a chave do sucesso que tem sido até o hoje o "BLOG FOTODICA".

O Blog começou tímido com algumas dezenas de leitores mensais e dicas bem básicas de como segurar corretamente a câmera, seus componentes e regrinhas básicas.
Hoje com milhares de visitas mensais o blog inaugurou algumas seções como o fotoentrevista e no ultimo mês a seção fotocuriosidade onde serão tratadas as curiosidades da área e também de equipamentos fotográficos.

O blog continuará com dicas mensais mas ele também precisa da ajuda de vocês comentando e compartilhando com todos seus amigos para que cresça cada vez mais!
Você também pode participar comentando abaixo qual dica você quer ver no próximo mês! Vamos lá, participe!

Grande abraço de todos da equipe FOTODICA!

segunda-feira, 30 de julho de 2018

Fotocuriosidade: Indicador de plano focal

A um mês de completar mais um ano de dicas de fotografia o "Blog Fotodica" está estreando mais uma seção: A fotocuriosidade. Nessa seção vamos falar de curiosidades que as vezes nem mesmo os fotógrafos que trabalham diariamente sabem.

Para começar vamos falar desse símbolo que tem em praticamente todas as câmeras fabricadas até hoje. Você já viu esse símbolo em sua câmera e sabe o que ele significa?


Esse símbolo é o indicador de plano focal. Ele mostra onde está exatamente onde está a frente do sensor nas câmeras digitais ou o filme nas câmeras de filme e lá é onde imagem se forma para ser capturada com a melhor qualidade possível. No caso dessa câmera o símbolo fica entre o LCD e a sapata do flash.


No dia-a-dia esse símbolo não faz muita diferença no uso da câmera. Ele é muito usado para fotografia de precisão como fotografia publicitária e principalmente em fotografia macro onde é preciso ter a máxima precisão no foco. Isso porque o foco automático pode ser falho e dificilmente é usado nesse tipo de fotografia ou também para usar técnicas de foco como empilhamento onde são tiradas várias fotografias mexendo ligeiramente no foco para dar a máxima precisão de foco junto com uma profundidade de campo desejada.


É medindo por esse símbolo que sabemos a distância exata do objeto fotografado e não pela frente da objetiva como muita gente pensa, isso porque objetivas tem vários comprimentos. Imagina comparar o tamanho de uma objetiva fixa de 50mm com uma Tele de 600mm. Bastante diferença, não?



 Ele também é usado muito no cinema. Quem já viu os diretores com uma fita métrica na mão medindo alguma coisa a partir da câmera que vai gravar a cena?

É por esse símbolo que medimos praticamente tudo na fotografia.

E você, sabia dessa?
Comente aqui o que você quer que eu traga na próxima fotocuriosidade e até a próxima!

sábado, 30 de junho de 2018

Não tenha medo de ISO alto

Hoje vou recapitular uma postagem que fiz praticamente no começo do blog.

Vejo muitas pessoas que tem receio de usar ISO alto na hora de fazer as fotografias e com isso perdendo muitas oportunidades de fotos maravilhosas.

Hoje em dia as câmeras tem evoluído de uma tal maneira que a sensibilidade dos sensores tem melhorado demais a questão do ruído na fotografia.

O que seria uma foto inutilizável a dois anos atrás em ISO 3200 por exemplo hoje nessa mesma sensibilidade é como se tivéssemos tirado essa mesma foto com ISO 400 ou até 200 naquela época.
Claro que as câmeras fullframe são melhores no quesito ruído mas  nada impede que você use uma câmera "cropada" de entrada para fazer fotos com ISO alto pois elas também estão muito melhores chegando perto das full.


Com essa dica curta quero dizer. Não perca a oportunidade de fazer uma brilhante foto apenas por não querer usar ISO alto com medo dela ficar ruim pois não vai. Vá em frente e liberte-se dessa limitação.

Abraço e até a próxima dica!

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Uma foto valem mais de mil palavras

Olá pessoal.
Na última postagem falei que podemos fotografar apenas um detalhe para que possamos contar uma história. Dessa vez vou me contradizer um pouquinho e falar que as vezes para contarmos uma história mais completa precisamos fotografar o ambiente como um todo.
Veja o exemplo abaixo:



Na foto acima vemos um linda foto de pôr do sol mas além de alguns prédios subspostos (corretamente por sinal) e postes de luz não tem mais nada de informação nessa fotografia para que possamos contar uma história. É uma foto limpa, correta mas simples chegando até ser clichê.

Agora abrindo o ângulo da fotografia podemos quase que contar uma história. Veja:


Podemos falar que o fotógrafo (eu no caso) estava em uma praça com várias pessoas esperando o pôr do sol em um dia ensolarado mas frio devido as pessoas em volta estarem agasalhadas. Podemos perceber também que até a data da foto não havia chovido há algum tempo pois a grama e a terra estavam ressecadas. Apesar do maior ângulo da objetiva a foto não perdeu força pois o Sol continua sendo o assunto principal parecendo uma bola de fogo no horizonte e não apenas um pontinho brilhante no céu. Além disso fiz com que essa foto se tornasse única pois nunca mais as pessoas que aparecem nela vão estar exatamente no mesmo lugar nas mesmas poses. Já a primeira foto com um pouco de sorte posso reproduzi-la no próximo pôr do sol.

E você, o que mais pode contar vendo a foto acima? Invente uma história e deixe aqui nos comentários!

Abraços e até a próxima Fotodica!

segunda-feira, 30 de abril de 2018

Composições "fora da caixinha" - Detalhes

Olá pessoal.
Quando começamos a fotografar costumamos ter uma visão mais comum do mundo, fotografando o que vemos sem alterar nossa perspectiva. Aquilo que vemos é que fotografamos sem pensar. Para me explicar melhor, se fotografamos uma rua, a fotografamos como um todo, se a ideia é fotografar um bosque e no bosque como um todo que vamos fotografar.
Ainda não temos aquele senso apurado em que apenas detalhes ou parte da imagem podem já contar uma história do local ou simplesmente dar "mais força a imagem".

Na imagem abaixo como exemplo não precisamos fotografar a bailarina por inteiro para saber que ela está pronta para dançar com sua sapatilha de ponta relativamente nova. Esse detalhe também mostra que é uma bailarina experiente também devido ao posicionamento correto dos pés. A imagem também mostra que ela não está em um teatro e sim na rua mas mesmo assim podemos esperar uma grande apresentação dela e com a imagem imaginar como foi.



Outro exemplo é porque temos que fotografar um bosque se podemos fotografar seus detalhes para não se tornar outro qualquer? Fotografar sua vida animal é um bom exemplo, apesar da foto estar mostrando um inseto. Essa foto ficou muito mais impressionante do que fotografar o bosque inteiro.


Também podemos apreciar detalhes como a imagem dessa escada que está cheia de formas geométricas na sua composição.


Esse é um dos motivos pelo qual não devemos ter pressa para fotografar e nem usar a câmera como uma metralhadora. Precisamos sempre parar, pensar e imaginar qual foto ou composição para que aquela única fotografia conte a história de um dia inteiro e as vezes uma foto dessa demora bastante para ser feita!

Treine e conseguirá!

Abraços e até a próxima FOTODICA!

sexta-feira, 30 de março de 2018

Dicas para fotografar no feriado ou nas férias

Olá pessoal,

Hoje vou dar umas dicas bem rápidas para quem vai viajar nesse feriado de páscoa mas serve para qualquer viagem que fará ao longo do ano.

A primeira dica básica logo antes de sair de casa é conferir seu equipamento, veja se está tudo funcionando, cartões de memórias limpos e sem erros no caso de câmeras digitais ou os rolos de filme que vai usar no caso de usar câmeras analógicas. Também é bom checar o nível de carga da bateria tento da câmera quanto a reserva se você tiver e conferir se colocou na bolsa da câmera pois você com certeza não vai encontrar a bateria de sua câmera em qualquer esquina.

Também é importante fazer a limpeza do equipamento, das objetivas e filtros correspondentes. Para o equipamento pode usar um pano bem levemente umedecido para retirar aquela poeira mais persistente. Para objetivas um pano de microfibra bem limpo e seco. Também pode-se recorrer a soluções próprias para limpeza de objetivas caso a poeira persista, filtros a mesma coisa.

Fazendo essa limpeza inicial você evita que acumule mais sujeira do local onde você irá passar suas férias, além de ter o equipamento mais bonito e principalmente protegido.

É interessante também levar um pano de microfibra para limpar a objetiva caso alguma coisa a suje durante a viagem, nunca retire da bolsa de equipamento pois é muito útil.

Para arrumar a mala, estude o local para ver o equipamento que levará.
Leve apenas o necessário. Você carregará menos peso e o risco de perder ou quebrar algo que nem irá usar é menor.

Verifique  a previsão do tempo, você não vai querer seu equipamento todo molhado.

Chegando no local cheque seu equipamento para ver se tudo chegou inteiro.

Se você for viajar para as montanhas (interior) tome cuidado com neblina pois ela pode condensar dentro de seu equipamento trazendo grandes prejuízos. Também é preciso tomar cuidado com terra e pancadas no caso de fazer fotos na trilha.

Já para quem vai viajar para o litoral o cuidado deve ser redobrado.
Além da maior umidade do local, existe a presença de sal e a maresia, que corroí os contatos e tudo que é de metal. A areia também pode fazer um bom estrago no equipamento. Caso você esteja usando uma DSLR, evite trocar de objetiva pois a areia pode entrar estragando tudo, inclusive dando PT na câmera. Sempre a transporte na bolsa própria e só a retire quando for fazer a fotografia. 

Após o uso limpe seu equipamento como mencionado acima e boas fotos!

Até a próxima!






quinta-feira, 1 de março de 2018

Respondendo dúvidas sobre fotografia

Olá. Segunda postagem do ano e para começar com tudo vamos esclarecer algumas dúvidas que tenho recebido tanto pessoalmente quando em comentários. Vamos lá!

1 - Quais são os tipos de câmeras digitais que existem?

Hoje basicamente existem as  três tipos de câmeras, as compactas que são as mais simples e baratas, as Reflex digitais, cuja a sigla é DSLR que são câmeras maiores que tem a capacidade de trocar de objetiva conforme a situação e seu nome tem origem no fato que o visor é composto de um prisma de espelhos que refletem a imagem da objetiva para o fotógrafo. Também mais recentemente deu-se o lançamento das mirrorless que agregam o melhor dos dois mundos. São um pouco maiores que as compactas mas podem ter a capacidade de uma DSLR inclusive de trocar a objetiva, porém como seu próprio nome diz ela não possui espelhos e seu visor, geralmente eletrônico, mostra o que o sensor está "vendo".
Além desses três tipos mencionados existem os Bcks digitais para câmeras de médio e grande formato, caríssimos, usados geralmente por empresas de publicidade.

2 - As DSLR são consideradas câmeras profissionais?

Sim e não seria a minha resposta pois você tem as câmeras DSLR de entrada e as mais sofisticadas. Você podará trabalhar muito bem com qualquer uma. São basicamente a mesma coisa só que as câmeras de entrada tem menos funções que as mais caras da linha. Muitos leigos "confundem" câmeras profissionais com "câmeras grandes", entendeu?

3 - O filme está morto?

Antigamente você achava filmes em qualquer esquina, em farmácias, mercados e até em bancas de jornal, mas diferente do que acontecia há 15 anos atrás, você pode achar hoje câmeras e filmes  mais facilmente em lojas especializadas e também laboratórios que ainda revelam negativos mas o preço subiu muito com a falta de demanda. Então a resposta é não. A fotografia de filme, ou analógica como é mais comumente chamada agora ainda não morreu!

4 - Na mesma pegada: A fotografia digital é melhor que a "de filme"?

Hoje muita coisa se modernizou mas ainda a fotografia de filme consegue ser melhor que a digital.
Antigamente foi feito um calculo e para que uma fotografia digital fosse equivalente a de filme ela teria que ter no mínimo 60Mpx de resolução e sem compactação alguma. Hoje até existem câmeras com mais de 50MPx mas ainda não chegou lá mas está bem perto. Aliás não é somente a quantidade de Megapixel que manda mas também a latitude, o tipo de grão do filme etc... Na minha opinião a fotografia feita através de filme tem um charme a mais. Ainda dá para reconhecer uma foto revelada e uma digital impressa.

5 - Porque a fotografia digital e de filme não podem coexistir?

Até podia mas a facilidade de você ter a foto na hora, de excluir uma foto ruim e do poder de manipulação em sua própria casa, a fotografia digital acabou tomando o lugar da fotografia analógica. Você não precisa mais comparar filme e nem esperar uma hora nos laboratórios para ver o resultado. Nos filmes comuns você no máximo tinha 36 fotos e agora você pode fazer milhares com apenas um cartão de memória.

6 - Então a fotografia digital é mais barata?

Não. Você pode não gastar em filmes ou revelações mas a manutenção de uma câmera é mais constante e bem mais cara. Uma coisa equivale a outra. Também temos outro ponto. Para você ver as fotos digitais você precisa de um computador que também não é barato. Se for um profissional então nem se fala pois você vai precisar de equipamentos de ponta para facilitar seu trabalho e com isso a conta pode chegar a dezenas e dezenas de milhares de reais e todo esse equipamento a mais também precisam de manutenção periódica.

7 - As câmeras compactas estão sumindo, porque?

Devido concorrência com os smartphones que todo mundo tem no bolso. Os Smartphones ainda não tem a qualidade fotografia de uma câmera compacta avançada eles já são melhores do que as câmeras compactas básicas oferecendo vários recursos inclusive alguns já permitem controle total da foto, estabilização de imagem e gravando vídeos a 4k de resolução.  Por isso não faz mais sentido comprar uma câmera compacta básica.

E você gostou das respostas? Ficou alguma dúvida ou quer fazer uma pergunta? Deixe aqui nos comentários.

Até mais!

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Dicas rápidas de fotografia

Olá pessoal,
Como foram suas férias, boas? O "Blog Fotodica" não tira férias e por isso trás mas algumas dicas para vocês que gostam de fotografia.
Como tem muita gente nova por aqui resolvi fazer um resumão com algumas dicas rápidas para que você e o pessoal que está começando e conhecendo o blog agora possam fazer lindas fotos já nesse começo de ano.
Vamos Lá!

1 - O que você quer fotografar? Pessoas, arquitetura, natureza, alimento, moda, abstrato... Antes de pegar a câmera e sair por ai, pesquise sobre o assunto que você vai fotografar.

2 - Aproveitando que vai estudar sobre o assunto, se for fotografia externa, isso quer dizer fora da sua casa ou estúdio, pesquise também o local que seria mais apropriado para realizar a fotografia.

3 - Outra coisa muito importante é pesquisar como você irá até o local e também se é seguro fotografar lá além de possíveis permissões para não dar de "cara na porta".

4 - Ainda falando de fotografia externa,  atente-se na previsão do tempo e também qual melhor horário para fotografar seu assunto. Para fotografia de paisagens por exemplo é muito interessante pegar uns minutinhos antes do Nascer e do Pôr-do-Sol onde a iluminação fica incrível!

5 - Uma boa ideia é visitar o local para saber como tudo funciona e também imaginar como as fotos serão feitas.

6 - Somente agora é que vamos pensar no equipamento, como câmera, lentes, cartão de memória, bateria, baterias extras, tripé mas lembre-se, quanto menos equipamentos levarmos melhor, menos peso para carregar além de evitarmos danificar o que provavelmente não vamos usar.

7 - Carregue as baterias e limpe o cartão de memória antes da sessão de fotos, isso ajuda a organizar o trabalho

8 -  Você pode não entender essa dica que vou dar agora mas lembre-se das primeiras postagens aqui do blog, a câmera é a ultima coisa que você irá usar para fotografar. Isso mesmo. Primeiro você "fotografa" com os olhos, cérebro e coração e depois usa a câmera para tornar o registro permanente que essa é a única função de uma câmera fotográfica, de registrar o momento.

9 - Também não use sua câmera como uma metralhadora, é melhor fazer poucas e boas fotos do que voltar com milhares de fotos ruins.

10 - Não desanime, suas primeiras 1000 fotos realmente não sairão boas. Assim como meu professor dizia, se de uma centena de fotos apenas uma sair boa, você já fez seu trabalho. 

Abraços e até as próximas dicas!